Desde a explosão de criadores no YouTube até o comprimento ideal de vídeos no TikTok, as previsões apontam para um mercado de vídeo social em rápida evolução.
1 – Número de criadores no youtube está crescendo
O YouTube.com é o segundo site mais visitado nos EUA e no mundo, atrás apenas do Google.com. Se você fosse um criador de conteúdo, diria aos seus amigos: “O YouTube dá mais visibilidade do que qualquer outra plataforma de vídeo social”. E as previsões mostram um aumento dramático:
- De out. 2021 a out. 2022: 15,4 milhões de contas carregaram 696 milhões de vídeos no YouTube. Totalizando 23,2 trilhões de visualizações.
- De out. 2022 a out. 2023: 25,4 milhões de contas carregaram 774 milhões de vídeos. Com 23,9 trilhões de visualizações.
Ou seja, embora haja um aumento no número de criadores e vídeos, as visualizações e engajamentos se mantiveram estáveis. Isso significa que 64% mais youtubers estão competindo pela mesma quantidade de atenção.
2 – A duração ideal dos vídeos no TikTok
“Os conteúdos curtos permitem aos criadores conquistar visualizações e atingir novos públicos”, diz o relatório da Tubular. Em 2022, o TikTok aumentou a duração máxima de seus vídeos.
Hoje no TikTok, vídeos de 61-180 segundos têm as maiores taxas de crescimento, tornando-se o comprimento ideal.
3 – Instagram está crescendo ou diminuindo?
Monitorar tendências no Instagram tornou-se um desafio depois de 2020 porque tirou acesso da Tubular aos dados.
Ainda assim, 4,3 milhões de contas subiram 278 milhões de videos de 16/10/21 até 15/10/22. Esses vídeos tiveram 907 bilhões de engajamento.
No mesmo período do ano seguinte, 4,1 milhões de contas subiram 297 milhões de vídeos e eles tiveram 1,2 trilhões de engajamento.
Isso significa que no último ano o Instagram perdeu 4,7% de seus creators, mas os que ficaram criaram 6,8% mais vídeos. E esses videos geraram 32,3% mais engajamento.
Ai fica uma dúvida: a rede está crescendo ou diminuindo?
4 – ChatGPT no TikTok
ChatGPT foi lançado em novembro de 2022. No TikTok, os usuários estão mais interessados em dicas sobre como usar o ChatGPT do que em considerá-lo uma ameaça.
Quando olhamos para os dados de pesquisas de como usar o ChatGPT de forma mais eficiente no TikTok, os resultados são:
- 30% vem de “gestão”
- 24% vem de “escola” (como eu queria que tivesse ChatGPT nos meus tempos de colégio)
- 19% vem de memes
- 17% vem de desenvolvimento e coding
- 7% vem de marketing
- 4% vem de arte
5 – A situação da X
Após a aquisição do Twitter por Elon Musk em outubro de 2022, houve uma queda no número de contas e vídeos. Porém, as visualizações e engajamentos aumentaram. Há preocupações sobre a autenticidade dos seguidores de Musk na plataforma.
No fim, isso levante a mesma dúvida do ponto 3: a rede social está crescendo ou diminuindo? Ter menos usuários mais engajados é melhor ou pior? O tempo dirá.
6 – Postar vídeos a noite para mais visualizações
Previsões mostram que vídeos relacionados a notícias postados entre 22h e meia-noite no leste dos EUA têm mais visualizações nas primeiras 24 horas. Os meios de comunicação devem adaptar suas estratégias para atender a esses padrões de visualização.
Conclusão
O panorama do vídeo social está sempre mudando. Marketeiros e criadores devem se adaptar rapidamente para alcançar e engajar seus públicos de forma eficaz.