Bem, veja só: NOTÍCIAS: X vai começar a mostrar análises sobre quando seu público está mais engajado!
De acordo com X News Daily, o X está desenvolvendo mais uma melhoria para as ferramentas de análise de contas, que vai fornecer informações sobre quando seu público está ativo no aplicativo, ajudando a planejar a melhor hora para postar e interagir. Esta é uma função que já existe em várias ferramentas de terceiros há anos e tem se mostrado eficaz. Mesmo assim, o Twitter e o X resistiram a adicionar melhorias como essa, oferecendo apenas recursos básicos de análise para ajudar na gestão de contas.
Melhorias Recentes no X
Recentemente, o X lançou análises avançadas para assinantes do X Premium, oferecendo mais ferramentas para gerenciamento de contas. Hoje, estamos lançando uma página de análises nova e melhorada. Assine o Premium para obter insights diários sobre o desempenho das suas postagens.
Desafios na Plataforma X
Isso é uma grande melhoria, mas demorou muito. E às vezes, é frustrante ver plataformas se prejudicando nesses aspectos. De fato, sempre que jornalistas escrevem de forma crítica sobre Elon Musk e/ou X, recebem uma enxurrada de críticas, acusando-os de odiar “liberdade de expressão” ou de trabalhar para o “sistema”, entre outras coisas absurdas. Não tenho interesse nas inclinações políticas de Elon Musk, e se ele pode pagar $44 bilhões por um app de mídia social, ele faz o que quiser.
Críticas e Projeções
O problema é que, com base em anos de experiência, muitos analistas de redes sociais veem que as ideias de Musk não vão funcionar. Chamamos atenção para isso várias vezes, mas qualquer crítica é mal interpretada como ativismo político, por causa das posturas públicas que Musk tomou.
Exemplo do Passado
Em Novembro de 2022, um mês após Musk assumir o Twitter, escrevi um artigo detalhando várias maneiras de o Twitter ganhar dinheiro com assinaturas, sem vender selos azuis, uma decisão ruim que só diminui o valor do produto. Como mencionado naquele post: “Várias ferramentas de terceiros incluem análises detalhadas de concorrentes e rastreamento de desempenho, coisa que você não encontra no próprio Twitter. Plataformas de gerenciamento como o Hootsuite, com mais de 200k assinantes pagantes, são amplamente usadas para agendamento de tuítes.”
Conclusão
E agora, 18 meses depois, o X está finalmente atualizando suas ferramentas de análise com os mesmos recursos dessas ferramentas de terceiros, que têm grande valor para os profissionais de marketing, que pagarão para acessá-los diretamente no X. O único problema é que muitos profissionais de marketing já abandonaram o X como uma plataforma viável para seus negócios. A receita de anúncios do X está ainda cerca de 50% menor, e embora o X afirme que 60% das marcas que pausaram seus gastos publicitários no app devido às preocupações com a gestão de Elon Musk já voltaram, a maioria delas não está gastando nem perto do que gastavam antes.
Basicamente, o X não é mais tão atraente para as marcas como o Twitter era, com a reputação da plataforma significativamente manchada por controvérsias contínuas resultantes da abordagem agressiva e sem remorsos de Musk em todos os aspectos. Assim, enquanto o X viu a luz e está adicionando mais recursos úteis para marcas, pode ser tarde demais, com a maioria pelo menos um pouco hesitante em investir no app.
Portanto, é um bom passo e uma boa atualização, que terá um valor significativo para muitas marcas. Mas isso vai depender de quantas marcas realmente se importam com isso nesta altura.