O TikTok ainda está tentando fazer com que as pessoas comprem mais coisas no aplicativo, desta vez através de uma nova integração com a Amazon que permitirá aos usuários do TikTok fazerem compras na Amazon sem precisar ir para o app ou site da Amazon. A nova parceria da Amazon com o TikTok facilitará uma integração mais direta entre os dois aplicativos.
O Pinterest também firmou um acordo semelhante com o gigante do comércio, embora apenas o TikTok tenha feito um anúncio oficial até agora. Conforme o TikTok: “Os usuários agora podem descobrir e comprar seus produtos favoritos da Amazon diretamente no aplicativo TikTok.
Esta experiência de compra é oferecida pela Amazon através de anúncios no TikTok e permite aos usuários completar suas compras de produtos na própria plataforma do TikTok.” Agora, quando os usuários do TikTok virem recomendações de produtos da Amazon no feed “Para Você”, poderão fazer a compra ali mesmo, ligando o perfil do TikTok à conta da Amazon, “através de uma configuração rápida, fácil e segura”. Note que “seguro” é o termo que o TikTok quer enfatizar aqui.
Conveniência versus Segurança
Com o TikTok ainda sob desconfiança nos EUA, devido aos seus supostos vínculos com o governo chinês, pelo menos alguns consumidores americanos podem hesitar em conectar diretamente seu perfil da Amazon com o TikTok, por medo de expor mais dados à empresa.
Mas o TikTok espera que a conveniência prevaleça: “Uma vez que suas contas estejam conectadas, os clientes da Amazon poderão finalizar a compra no anúncio de produto sem sair do aplicativo TikTok, proporcionando uma experiência mais rápida e sem atritos.” Além disso, se você conectar sua conta da Amazon, verá preços em tempo real, elegibilidade para o Prime, e estimativas de entrega, tudo dentro dos listados do TikTok.
Parcerias Similares com Outras Redes Sociais
O acordo em si não é novidade, com a Amazon estabelecendo parcerias de compras similares com Meta e Snapchat no final do ano passado. A expansão para o TikTok e também o Pinterest fornecerá mais formas para a Amazon aproveitar os comportamentos de compras compulsivas nas redes sociais, de uma maneira mais simplificada, beneficiando as plataformas ao transformar hábitos, permitindo que os usuários comprem mais coisas em seus aplicativos.
Mesmo assim, o comércio social ainda está lutando para ganhar força real nos mercados ocidentais, especialmente em comparação com a China, onde as compras em aplicativos sociais, particularmente através de transmissões ao vivo, explodiram nos últimos anos.
Crescimento do Comércio Social
Isso não significa que o comércio social tenha sido um fracasso no Ocidente. Na verdade, a adoção do comércio social está aumentando em cerca de 18% ao ano, mas ainda está longe do comércio presencial na maioria das regiões. Isso reflete principalmente as tendências de compras de forma mais ampla, isoladamente dos aplicativos de mídia social, com a adoção do eCommerce aumentando constantemente ao longo do tempo.
Como você pode ver neste gráfico, a pandemia da COVID logicamente gerou um grande aumento nas compras online, que muitos especialistas da indústria acreditavam ser um indicador de como as coisas seriam, com esse salto esperado para se manter após as pessoas se acostumarem com a conveniência de comprar pelo celular. Mas desde então, essa tendência voltou ao seu trajeto pré-COVID, embora um pouco maior, agora representando cerca de 15% dos gastos no varejo dos EUA.
Ao longo do tempo, mais pessoas estão se acostumando mais com as compras online, o que inclui o comércio nas redes sociais. E a próxima geração de consumidores provavelmente será ainda mais receptiva a listagens de produtos compráveis em seus feeds sociais. Mas está demorando mais do que muitos esperavam, o que fez com que muitos desses projetos falhassem e se desvanecessem, à medida que os usuários das redes sociais continuam a separar suas atividades de entretenimento e compras.
Isso, aparentemente, vai mudar, mas novamente, os consumidores ocidentais não estão seguindo as mesmas tendências de adoção que os da China, o que deve ser frustrante para o TikTok, com a versão chinesa do aplicativo agora gerando bilhões em compras no aplicativo.
Como tal, você pode esperar ver o TikTok continuar a pressionar o comércio no aplicativo como uma oportunidade chave, na esperança de acelerar essas tendências, enquanto os outros aplicativos sociais continuam com suas próprias ofertas semelhantes, caso haja uma mudança repentina.