Você faz parte do que chamamos de creator economy, mas talvez ainda não tenha se dado conta. Calma! Vem que eu vou te explicar.
Você abre seu instagram, TikTok, LinkedIn, X, Threads, Snapchat e o que você vê todas as vezes? Conteúdo!
Atualmente, as pessoas ficam em média:
- 24 minutos por dia no X
- 39 minutos por dia no Facebook
- 46 minutos por dia no instagram
- 1 hora 13 minutos por dia no YouTube
- 1 hora e 35 minutos por dia no Tiktok
E sabe o que acontece?
O consumo de conteúdo só aumenta a cada dia e em cada plataforma. O mais interessante é que essas mídias estão ali, como um canal e cada pessoa com cadastro é que produz o seu próprio conteúdo.
Um pouco de história sobre produção de conteúdo
Se pararmos para pensar, até pouco tempo atrás, quem detinha o poder da produção de conteúdo eram as grandes empresas, principalmente, rádio, tv e jornal.
Era caro produzir conteúdo, principalmente quando pensamos em audiovisual.
A mídia tradicional era detentora dos meios de comunicação e da produção desse conteúdo. Realmente tinha que ter bala na agulha para comprar/alugar equipamentos, reservar lugares para gravações, contratar pessoas fixas e freelancers para produzir, entre outras milhares de questões operacionais e financeiras.
(Eu já acompanhei a gravação de um episódio de novela, cansativo viu?)
Com a evolução da internet, surgimento de aparelhos telefônicos cada vez mais tecnológicos e plataformas como as mídias digitais que conhecemos, a produção de conteúdo tornou-se mais viável para a maioria das pessoas.
Pausa para explicar a diferença entre redes sociais e mídias digitais
- Redes sociais são as conexões que fazemos com as pessoas, a forma que socializamos e criamos redes sociais.
- Mídias digitais são as plataformas digitais que tornam as redes sociais em “lugares” digitais
Exemplo: você vai a um bar com 10 amigos. Vocês estão na rede social de vocês dentro do bar, conversando, se conectando. Mas vocês podem ter um grupo no instagram/whatsapp e a rede social de vocês utilizaria a mídia digital para a interação.
Percebe que um é um canal para que o outro aconteça?
E já que estamos falando das redes sociais digitais, ali acontece um fenômeno incrível que é a troca, conexão e isso acontece através da produção de conteúdo. No bar é a boa conversa fiada regada a cerveja. E hoje em dia nas redes digitais são fotos, vídeos, memes. E o que mais tem por vir.
Veja, se você utiliza as suas redes sociais para postar fotos das suas viagens, do seu dia a dia, você já é um produtor de conteúdo. E ao se conectar com outras pessoas, automaticamente você consome o conteúdo.
Tá, mas e o que tem a ver creator economy com as suas fotos nas redes sociais?
Você pode optar por produzir o conteúdo da sua rotina, falar de trabalho, treino. No final, o seu objetivo vai ser gerar conexão com as pessoas que gosta, querer dar noticia para pessoas que estão longes fisicamente, ou algo nessa linha. De uma forma menos consciente, você definiu que utilizaria as plataformas de maneira lúdica.
Porém, outras tantas milhares de pessoas no mundo, perceberam que a criação de conteúdo também pode ser fonte de renda extra ou até primária, pode ajudar a divulgar uma causa, pode ajudar a se posicionar profissionalmente e galgar novos desafios. Enfim, existe um mundo de possibilidades quando pensamos em produção de conteúdo.
Agora vamos encaixar os pingos nos is para ninguém sair com dúvida.
- O que é creator? São as pessoas que produzem os conteúdos
- O que é economy? É a economia, ou seja, a forma como o dinheiro circula no ecossistema da criação de conteúdo
- O que você tem a ver com isso? Quem está presente nas redes sociais está produzindo e consumindo conteúdo. Entretanto algumas pessoas optam pela produção de conteúdo como hobby e outras tantas pela produção de conteúdo com algum fim monetário
- Como o dinheiro circula na Creator Economy? Aqui tem algumas formas
- Os creators produzem conteúdo para vender produtos e/ou serviços
- Os creators produzem conteúdo que são patrocinados por empresas, marcas, organizações
- Existem pessoas que trabalham nos bastidores auxiliando os creators: são redatores, filmmakers, designers, BI, copywriters entre tantos outros
Essa nova forma de economia abriu espaço para novas profissões e novos modelos de negócios.
Agora me conta aqui? Você é produtor de conteúdo como forma de hobby ou tem interesse em monetizar?
Acompanhe o Creator Daily para saber tudo sobre Creator Economy