Será que isso vai iniciar uma nova explosão de posts no Threads? Hoje, a Meta anunciou que a API do Threads está agora disponível para todos os desenvolvedores, o que permitirá que criadores e editores agendem posts, gerenciem respostas e muito mais por meio de aplicativos de terceiros. Segundo a Meta: “As pessoas agora podem publicar posts pela API, buscar seu próprio conteúdo e usar nossas capacidades de gerenciamento de respostas para definir controles de resposta e citação, recuperar respostas aos seus posts, esconder, mostrar ou responder a respostas específicas.” Além disso, a API também incluirá acesso a métricas selecionadas do Threads, incluindo visualizações de posts, curtidas, respostas, repostagens e citações. A API também inclui dados de contagem de seguidores, bem como demográficos dos seguidores da sua conta. Esta é uma atualização enorme e muito solicitada, que tornará muito mais fácil para editores maiores, em particular, dar prioridade ao Threads, fornecendo-lhes dados de desempenho para planejamento.
Aprimorando a Gestão de Postagens
Isso também tornará mais fácil gerenciar as postagens do Threads dentro do fluxo de trabalho mais amplo, e pode, conforme mencionado, levar a muitos mais posts entrando no sistema do Threads. A Meta tem testado a API do Threads com desenvolvedores selecionados nos últimos três meses, fornecendo insights sobre como refinar e melhorar o processo, e oferecer elementos mais valiosos e úteis. E agora, está avançando para a próxima etapa, à medida que o Threads continua a crescer e a se tornar uma alternativa mais viável na esfera das mídias sociais.
Comparação com Outros Aplicativos de Redes Sociais
Embora ainda não saibamos se o Threads realmente se tornará um concorrente significativo por atenção, o Threads agora tem 150 milhões de usuários ativos mensais, o que é um número enorme em termos brutos e uma grande conquista para o aplicativo alternativo ao Twitter. Mas ainda está longe dos 550 milhões de usuários ativos mensais do X (observação: Elon Musk recentemente afirmou que o X está com 600 milhões de usuários ativos, mas sem provas disso), e muitas comunidades importantes continuam a usar o X para engajamento e atualizações em tempo real, especialmente comunidades esportivas, que ainda parecem estar profundamente enraizadas no aplicativo.
Necessidade de Atualizações em Tempo Real
Se o Threads quer competir com o X, precisará dar mais ênfase às atualizações em tempo real, algo que tem sido um pouco relutante em fazer, embora agora tenha adicionado opções de classificação “Recentes” para facilitar uma maior conexão com eventos e acontecimentos ao vivo. Isso é fundamental para o sucesso do Threads. A Meta tem repetidamente notado que quer fazer do Threads uma versão mais positiva do que o Twitter acabou se tornando, antes de Elon Musk assumir o aplicativo, e, ao fazer isso, está tentando evitar algumas das mesmas armadilhas, como incentivar o engajamento político e facilitar comportamentos de spam. Mas discussões ao vivo é do que o Twitter se tratava, e o Threads precisa se inclinar para isso para maximizar seu sucesso.
Novos Recursos para Melhoria
Adicionar placares de esportes em tempo real é outro passo nessa direção, e uma API, novamente, tornará mais fácil para editores darem prioridade ao Threads em seu fluxo de trabalho, mesmo que a Meta não esteja exatamente abrindo as portas para editores desta vez. Embora a despriorização de conteúdo político possa acabar sendo um impedimento, e realmente, o crescimento do Threads desacelerou muito, considerando que atingiu 130 milhões de usuários ativos em fevereiro. Isso significa que, nos primeiros sete meses de existência, o Threads adicionou 18,6 milhões de novos usuários por mês. Esse número caiu para 5 milhões por mês desde então, então, embora o Threads esteja ganhando força em um sentido mais amplo, e pareça estar vendo mais engajamento e atividade, não está mais surfando uma onda enorme de crescimento, e sua novidade inicial não é mais um fator impulsionador neste estágio.
Precisando de Inovações para Competir
Como tal, provavelmente precisa de uma API para manter as coisas em movimento, e também precisará encontrar novas maneiras de aumentar o uso novamente, se quiser realmente desafiar o X por audiência. Talvez possa, e talvez este seja um passo importante. Mas ainda tem um longo caminho a percorrer.