Enquanto a equipe do X de Elon continua divulgando a popularidade do aplicativo como “o app de notícias número 1 em mais de 140 países ao redor do mundo”, no geral, os downloads do X não estão aumentando na mesma proporção, enquanto a Meta continua a dominar os rankings gerais de aplicativos. Segundo os dados mais recentes da Sensor Tower, Instagram foi o aplicativo mais baixado no primeiro trimestre de 2024, seguido por TikTok, Facebook e WhatsApp.
Mas o domínio da Meta vai além disso, com o Threads na 11ª posição e o Messenger na 12ª. X não entrou no top list, mas está atualmente na 25ª posição no ranking “Top Free – Overall”. Isso significa que o X ainda está recebendo atenção e continua sendo um aplicativo popular em uma escala mais ampla. Mas não está se saindo tão bem quanto Elon e sua equipe querem projetar, especialmente quando o destacam como o aplicativo de notícias mais popular, identificando isso como o motivo pelo qual a mídia mainstream está tão assustada com o X.
O Que Está Acontecendo com o Aplicativo X?
Em 2016, o app então conhecido como Twitter estava em uma situação não tão boa. Após vários trimestres de crescimento lento, enquanto Facebook e Instagram estavam crescendo rapidamente, levando a uma pressão crescente dos analistas de mercado, o CEO do Twitter, Jack Dorsey, teve uma ideia genial. Se o Twitter mudasse sua categorização para “Notícias” na lista de aplicativos da App Store, em vez de “Mídia Social”, ele não seria mais comparado diretamente com Facebook, IG e outros. O Twitter estava vendo muito mais downloads do que os líderes existentes no ranking de apps de notícias, como CNN, Fox News, BuzzFeed, etc. Porque ninguém precisa baixar esses aplicativos, eles estavam recebendo atualizações dessas plataformas sociais, como o Twitter, então o Twitter se recategorizou como um aplicativo de notícias.
O X Realmente é um App de Notícias?
Não é um aplicativo de notícias. Na verdade, ele não pode fazer a mesma mudança na Google Play Store porque não se qualifica como um app de notícias segundo os parâmetros do Google. Mas na App Store, o Twitter imediatamente subiu para o número um na categoria de Notícias, que era uma história que poderia reestruturar para o mercado, a fim de evitar comparações negativas com outros aplicativos sociais. Isso não funcionou naquela época, e não funciona agora, porque todo mundo sabe que o Twitter/X não é um “app de notícias” e não deve ser comparado com outras ferramentas agregadoras.
Elon Continua com a Mesma Estratégia
Mas o Twitter seguiu com isso, e Elon está seguindo agora, como forma de essencialmente reestruturar a narrativa do aplicativo. Mas, no geral, em comparação com outras plataformas de mídia social, que é o que o X realmente é, ele não está perto, com o clone do Twitter da Meta, Threads, agora superando o X em downloads gerais.
Qual o Futuro do Projeto X de Elon?
Bem, ainda há muitas oportunidades, com cerca de 250 milhões de pessoas ainda acessando o X todos os dias para conferir as últimas atualizações. Se Elon e sua equipe acertarem, parece que o X pode se tornar uma consideração maior, mas ele ainda não encontrou seu caminho. As várias mudanças de Musk não estão ressoando em grande escala. Estão trabalhando em IA, pagamentos, e ainda estão construindo seu catálogo de conteúdo de vídeo original. Mas agora, a Meta está claramente liderando o caminho. E é por isso que, assim como em 2016, Elon e sua equipe estão reestruturando a batalha do X para ser com os apps de notícias.