Como a AI pode impulsionar o marketing
Para descobrir como a AI está impactando o marketing e a publicidade, a Forbes conversou com Ryan Coyne. Ele é o CEO da Starboard, uma empresa de marketing digital e publicidade.
Entendimento do Consumidor
Coyne sugere que a AI está transformando o marketing de várias maneiras. Uma delas é o aprofundamento na compreensão do consumidor através da integração de informações. Por exemplo, imagine um representante de vendas que sabe tudo sobre o produto e todas as perguntas já feitas sobre ele.
Agora, imagine inúmeros desses vendedores ou agentes de suporte. O impacto nas vendas e suporte ao cliente será notável, não só substituindo milhões de empregos, mas criando experiências mais imediatas e personalizadas.
Mensagens Personalizadas
“A inteligência artificial não ajuda apenas a entender as necessidades dos consumidores, mas também personaliza anúncios”, diz Coyne. É comum recebermos e-mails e pop-ups com recomendações de produtos, mas a AI personaliza ainda mais.
Por exemplo, imagine que você tenha um Labradoodle e seja cliente da PetSmart. Neste novo mundo, a PetSmart poderá conversar com você por mensagem, falar pelo nome do seu cão e incentivá-lo a comprar online, recomendando produtos específicos e compartilhando histórias de sucesso de outros Labradoodles.
Prever Tendências Futuras
Além de gerar insights do consumidor, a inteligência artificial pode identificar e prever tendências futuras. Estudando conteúdo de mídias sociais, a AI pode prever com mais precisão os gostos e necessidades dos consumidores, e como eles podem mudar no futuro. Assim, o marketing com AI pode ajudar profissionais da área a prever demandas futuras e criar estratégias para melhorias de produtos e campanhas vindouras.
Melhorar a Experiência do Cliente
Como Coyne sugere, “chatbots com AI podem fornecer suporte ao cliente personalizado e eficiente, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana”. Com processamento de linguagem natural, eles entendem e respondem a consultas dos clientes. À medida que esses modelos melhoram, fica quase impossível diferenciar um chatbot de AI de um humano.