O que pensar da nova iniciativa da X de cobrar $1 dos usuários para acessar funções básicas no app?
Resumo da assinatura da X
Para recapitular, ontem, X anunciou que está lançando um teste na Nova Zelândia e nas Filipinas. Novos usuários terão de pagar uma taxa anual de $1 para postar ou interagir com posts no app. Ainda será possível se registrar e ler posts da X de graça. Mas para interagir, terão que pagar.
Isso não é completamente irracional. Por outro lado, pagar por um serviço que sempre foi gratuito e que obtém 99% de sua receita com anúncios parece um passo atrás.
Mas, existe um método nesta aparente loucura?
A intenção por trás da mudança
Membros da equipe da X explicaram mais sobre essa decisão. O principal objetivo é combater bots. De acordo com o engenheiro da X, Eric Farraro, o avanço da IA permitirá que bots se tornem quase indistinguíveis de humanos.
Dessa forma, os métodos de detecção precisam evoluir. Caso contrário, serviços como X serão dominados por golpistas tentando manipular conversas.
“Na X, estamos usando assinatura e verificação de telefone e ID para combater bots. Também utilizamos métodos tradicionais para detectar contas falsas. No futuro, muitas redes farão o mesmo. Menos nas redes focadas em ‘amigos e família’, onde se conhece os contatos. Se só falo com a família, não me preocupo com bots.”
Elon Musk, chefe da X, acredita que é “inevitável” que apps sociais adotem modelos pagos para garantir interações humanas.
O custo da autenticação
Musk diz que essa é “a única maneira” de fazer isso. Pagamentos e verificação por telefone criam obstáculos, aumentando o custo de criação de bots.
X também reconhece que essa estratégia não eliminará completamente os bots. Programas de influência financiados pelo governo, por exemplo, podem ver valor em pagar $1 por conta. Mas, ao adicionar algum tipo de pagamento, X acredita que reduzirá a quantidade de bots de menor importância.
A maioria das grandes operações de bots vem de regiões em desenvolvimento, e qualquer custo adicional pode tornar sua atuação mais difícil.
Desafios da assinatura
Isso também leva a outro desafio, eliminar o anonimato no app. Usuários da X sempre puderam criar contas sem vinculá-las à sua identidade real. Esse processo removeria essa opção.
Outro ponto é a expansão dos pagamentos na X, parte da visão “app para tudo” de Elon. Conectar cartões de crédito poderia acelerar a adoção de futuras iniciativas comerciais.
Conclusão sobre a assinatura da X
Então, qual o impacto desse novo processo para a X? Há lógica na abordagem da X, que planeja expandir para todas as regiões no futuro. Adicionar taxas pode impactar bots, mas pode afastar usuários regulares do app.