Caso você não tenha entendido bem a nova ênfase algorítmica do Instagram nos envios, o chefe do IG, Adam Mosseri, reiterou que os criadores devem focar em tornar seu conteúdo mais compartilhável em seu último vídeo de conselhos. Veja esta postagem no Instagram
Mais Pessoas Usam o Instagram para Enviar Mensagens
Como explicou Mosseri, com mais pessoas agora interagindo via DMs no aplicativo do que com postagens no feed, o Instagram está procurando amplificar o conteúdo que incentiva mais compartilhamentos, ou seja, postagens que inspiram mais usuários a tocar no ícone “Enviar” e encaminhá-lo para seus amigos.
De acordo com Mosseri: “Não force isso como criador, mas se puder, ao fazer conteúdo, pense em criar algo que as pessoas queiram enviar para um amigo, para alguém que se importam, e isso ajudará seu alcance com o tempo.”
Novas Contagens de Envios no Instagram
O Instagram também está destacando isso com suas novas contagens de envios no aplicativo, que têm sido liberadas para mais usuários recentemente.
O Instagram vem testando isso com alguns usuários por quase um ano, mas parece ter sido expandido recentemente, com mais pessoas notando as contagens de compartilhamentos em postagens no aplicativo.
Como Criar Conteúdo Que Gera Mais Compartilhamentos
Então, os envios são claramente o foco do IG, mas como exatamente você cria conteúdo que aciona mais compartilhamentos por DM? Segundo um estudo realizado pela Harvard Business Review, que examinou respostas nas redes sociais a 65.000 artigos em sites de notícias, provocar uma resposta emocional com seu conteúdo é a chave.
De acordo com o relatório: “Artigos com grande número de comentários provocaram emoções de alta excitação, como raiva e felicidade, junto com emoções de baixa dominância onde as pessoas se sentem menos no controle, como medo. Por outro lado, o compartilhamento social estava muito ligado a sentimentos de alta dominância, onde o leitor se sente no controle, como inspiração ou admiração.”
Para contextualizar, uma emoção de “alta dominância” é aquela onde o leitor é capaz de regular sua resposta, de cogitar como se sentir, enquanto uma resposta de “baixa dominância” é algo fora do seu controle, como medo.
Tipos de Conteúdo Que Funcionam
Se você quer gerar comentários, o que tem sido um fator chave para maximizar o alcance algorítmico, você deve abordar conceitos emocionalmente carregados, coisas que provocam uma resposta forte, como raiva e medo (veja: todo o panorama da mídia). Mas se você quer gerar compartilhamentos, conteúdos inspiradores, interessantes e humorísticos são essenciais.
“Conteúdos positivos são prontos para compartilhamento social. Nosso estudo descobriu que admiração e felicidade têm uma forte correlação com alta dominância. Isso faz sentido, já que a motivação para compartilhar conteúdo positivo pode estar enraizada na autopresentação. Compartilhar uma experiência emocional positiva faz os outros se sentirem bem, o que, por sua vez, faz o compartilhador parecer bem. Incluir um elemento de surpresa pode ajudar a ampliar a valência positiva do conteúdo.”
Se você examinar seus próprios comportamentos de compartilhamento, provavelmente faz sentido, então se você está buscando uma maneira de se alinhar aos conceitos delineados por Mosseri, isso pode ajudar.
Meta e Suas Mudanças para Experiências Mais Positivas
Isso também se alinha à mudança mais ampla da Meta em direção a experiências de usuário mais positivas. A Meta está buscando diluir o conteúdo político e de notícias em seus aplicativos, em resposta ao feedback negativo dos usuários, bem como a repercussão política mais ampla para a empresa, enquanto no Threads, seu experimento semelhante ao Twitter, também deixou claro que quer que seja uma experiência de usuário mais positiva.
A ênfase geral aqui faz sentido, e com Reels também se tornando uma parte maior do quebra-cabeça de engajamento, faz sentido que a Meta esteja buscando focar mais nos elementos positivos.
Portanto, se você quer ganhar no IG em 2024, é assim que faz. Conceitos criativos nunca são fáceis, mas se você procura se alinhar com os conselhos dados pelo próprio chefe do Instagram, este é o caminho.