Enquanto a comunidade do Threads lentamente toma forma, solidificando-se como uma alternativa viável ao Twitter/X, ainda há sinais de dificuldades, especialmente em certas áreas de interesse. Muitas delas ainda não migraram significativamente para a plataforma.
Pode ser algo aceitável. Threads já atingiu 100 milhões de usuários e, após seu lançamento na Europa no mês passado, prevejo que a Meta atualizará esse número para 200 milhões, se não mais, como parte de seu anúncio de ganhos do quarto trimestre na próxima semana.
No entanto, notei que alguns usuários que aparentemente migraram para o Threads voltaram para o X, em vez de permanecerem com o novo aplicativo.
Isso é puramente anedótico e, sem uma API do Threads, é difícil obter informações detalhadas para sugerir que isso possa ser uma tendência mais ampla de uso. Ao mesmo tempo, faz sentido que usuários que acumularam grandes seguidores no X hesitem em começar de novo em um novo aplicativo. Se começarem a postar no Threads e tiverem dificuldades em ganhar tração, posso entender por que alguns voltariam para o que conhecem, onde podem alcançar um público mais amplo e obter mais interação com suas atualizações.
Para investigar isso mais a fundo, decidi fazer um estudo rápido de como os perfis mais seguidos no X migraram, ou não, para o Threads, e que tipo de atividade cada um desses usuários proeminentes está realizando em cada aplicativo.
Dado que quase 100% de toda a atividade do X vem de apenas 20% de seus usuários, a produção desses perfis proeminentes é significativa. De fato, o X também confirmou recentemente que, dos 500 milhões de posts submetidos no aplicativo todos os dias, apenas 100 milhões desses são atualizações originais, com o restante sendo respostas e republicações.
Portanto, muito se deve à atividade dos perfis mais seguidos, que iniciam as conversas do dia. O que, presumivelmente, é semelhante agora no Threads, à medida que busca copiar esse mesmo modelo.
Enquanto isso não é 100% indicativo do engajamento geral, analisar os hábitos de postagem dos perfis mais seguidos do X, em relação à sua atividade no Threads, pode fornecer mais informações sobre onde o engajamento está acontecendo, e quais tópicos e elementos são mais populares em cada aplicativo.
O Social Media Today examinou a atividade dos 50 perfis mais seguidos no X e comparou sua atividade com o Threads.
Aqui estão os resultados:
Threads vs X
Como você pode ver nesta listagem, o primeiro ponto a notar é que metade (24) dos 50 perfis mais seguidos no X ainda não têm presença no Threads.
Alguns casos fazem sentido, como Elon Musk, dono do X, a conta oficial do X e Donald Trump, fundador do Truth Social, que provavelmente não têm interesse no aplicativo da Meta.
Mas já se pode ver algumas áreas onde o Threads pode estar perdendo, com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi ainda muito ativo no X, junto com várias outras celebridades indianas. Isso pode sugerir que o Threads ainda não conquistou os usuários indianos.
O futebol (ou soccer, dependendo de onde você é) também parece ter mais engajamento no X, já que os perfis populares de futebol não estão postando tanto no Threads. Perfis de notícias de última hora da CNN e da BBC ainda postam mais no X do que no Threads (embora seja digno de nota que o perfil principal da CNN tem sido muito mais ativo no Threads).
Mas esportes parecem ser a grande tendência a ser observada, pelo menos com base nesta listagem, com a NBA e ESPN, juntamente com os perfis de futebol mencionados, permanecendo altamente ativos no X.
A equipe do Threads tem trabalhado para fazer incursões nas comunidades esportivas, com a NBA como foco particular, que recentemente viu o Threads patrocinar o Torneio de Meio de Temporada da NBA. Isso parece estar impulsionando a atividade relacionada à NBA no aplicativo, mas com base nestes números, é seguro assumir que as ligas esportivas ainda veem muito mais engajamento no X.
Mas, voltando ao ponto original deste estudo: os usuários que deram mais foco ao Threads estão agora voltando para o X?
Usando esses perfis como exemplo, analisei mais a fundo como a Liga dos Campeões e a NBA postaram nos últimos três meses no Threads.
Para a conta da Liga dos Campeões, manteve-se bastante estável, com uma média de cerca de 35 posts por mês entre outubro e dezembro. Isso está praticamente em linha com o desempenho de janeiro, com os 18 posts listados acima cobrindo as três primeiras semanas do mês.
A conta da NBA foi ligeiramente diferente, pois postou muito mais no Threads em dezembro, como parte de sua cobertura do Torneio de Meio de Temporada. Em outubro e novembro, a conta da NBA postou uma média de 30 atualizações no Threads, que saltou para 96 em dezembro. Está de volta a 44 em janeiro até agora, versus mais de 400 posts no X no mesmo período, o que pode sugerir que, apesar de aumentar sua frequência de postagem no Threads em dezembro, não viu uma grande resposta do público.
Interessante também ver a ESPN mantendo sua atividade no X, apesar de Elon Musk, proprietário do X, atacar repetidamente a Disney, que é dona da emissora esportiva. Aparentemente, o valor de postar no X supera quaisquer desavenças pessoais que a Disney possa ter.
Isso não é definitivo, é claro, pois este é apenas um subconjunto menor de usuários, e pode ser que os comportamentos no Threads sejam muito diferentes, e que o aplicativo esteja realmente vendo uma atividade significativa de uma variedade mais ampla de comunidades.
Mas, como observado, geralmente o engajamento em aplicativos sociais é definido por um subconjunto menor de usuários, o que significa que os perfis mais proeminentes e ativos realmente impulsionam muito engajamento.
O fato de que metade dos perfis mais seguidos no X nem mesmo experimentou o Threads parece digno de nota neste contexto, enquanto as tendências em torno de certos tópicos também são destacadas pelos números.