Já leu uma postagem de blog ou anúncio de produto de uma empresa de sucesso como Apple, Microsoft ou Stripe e pensou: “Isso parece sem alma?” Nós também. Chamamos isso de escrita “Mínimo denominador comum”. É quando uma pessoa ou um grupo de pessoas analisa e critica tanto um texto que o resultado final é o mais seguro e simples possível: não ofende ninguém, mas também não conquista ninguém.
Será que você está fazendo o mesmo?
É fácil analisar demais seu texto, especialmente se for algo importante como a página inicial do seu site. Nossa sugestão? Em vez de torná-lo inofensivo, escreva de uma forma que só sua marca poderia fazer.
Aqui estão três maneiras de conseguir isso:
- Imagine que está tomando uma bebida com um amigo próximo. Fale sobre o problema que você resolve. Anote exatamente como falaria com ele, incluindo todas as palavras e frases que normalmente usaria. Não edite nem pause. Apenas relaxe e escreva. Ou, você pode se gravar falando e transcrever mais tarde.
- Deixe seu cliente falar. Mergulhe em fóruns como Reddit, Facebook ou Quora para encontrar conversas reais de seus clientes. Copie e cole suas frases em um documento e transforme-as em títulos e textos.
- Estude marcas como Hey, um serviço premium de e-mail. Eles costumam usar palavras e frases bastante informais em seus títulos. Revise seu texto atual e substitua cada termo formal por algo mais descontraído.
Experimente!
Pode parecer desconfortável no início, mas se realmente deseja conectar-se com um público humano, valerá a pena.
Desejamos-lhe uma excelente redação!