X compartilhou algumas novas estatísticas de uso tentando atrair mais interesse de anunciantes para a segunda metade do ano. Apesar de várias reportagens dizerem o contrário, X afirma estar vendo um crescimento de usuários, pelo menos mensalmente.
Novos Dados do X
Segundo os últimos dados do X:
- 570 milhões de pessoas estão entrando no X todos os meses, um aumento de 6% em relação ao ano anterior
- X vê 361,9 bilhões de segundos diários de usuários somados
- Visualizações de vídeo no aplicativo subiram 45%, chegando a 8,2 bilhões por dia
Apesar de relatos de que o uso do X está diminuindo, aparentemente há um aumento no interesse, pelo menos de algumas maneiras. O que X não informou são os usuários ativos diários, que, na última verificação, estavam em 250 milhões, onde está estacionado desde novembro de 2022.
Crescimento Mensal vs. Crescimento Diário
Presumivelmente, não houve crescimento em usuários ativos diários, mas 570 milhões de usuários mensais é um aumento em relação aos 550 milhões informados em março. Isso significa que, aparentemente, X adicionou 70 milhões de usuários mensais desde outubro do ano passado, o que é um número significativo, mesmo que o uso diário não esteja crescendo. Contudo, isso ainda não é 600 milhões, como Musk afirmou em maio.
Estatísticas Confusas
O ponto de dados “segundos diários de usuários” não faz sentido e os números não combinam com os relatados anteriormente. 361,9 bilhões de segundos somados equivalem a 6,03 bilhões de minutos totais por dia, muito menos que os 8 bilhões de minutos ativos diários que X informou em março.
“X tem mais de 8 bilhões de minutos ativos diários em média até agora em 2024, um aumento de 10% em relação ao ano passado.”
Isso também equivale a 24 minutos por dia, por usuário no aplicativo, bem menos que os 30 minutos por dia que X afirmou três meses atrás. Essas discrepâncias tornam difícil levar os dados do X a sério, pois parecem omitir ou contradizer elementos para apresentar um cenário melhor, quando os números não correspondem.
Engajamento ou Desinteresse?
Se esses novos números estão corretos, isso sugere uma queda significativa no engajamento no último trimestre, mesmo com um aumento nos usuários mensais ativos. Será que mais pessoas estão verificando o X, mas menos estão permanecendo por lá? Isso é um bom sinal para os anunciantes?
Questionando as Estatísticas de Vídeo
A estatística das visualizações de vídeo também é duvidosa. Em 2020, Twitter relatou 2 bilhões de visualizações de vídeo por dia, representando um aumento de 62% ano a ano. Para alcançar 8 bilhões em apenas três anos, seria necessário dobrar esse número e depois aumentar novamente todos os anos, o que parece irreal. Twitter também informou 3,5 bilhões de visualizações de vídeo por dia em 2022, então ainda estava 4,5 bilhões abaixo desse valor há apenas dois anos.
Contudo, X não compartilhou a duração média das visualizações. Mas os números não parecem bater. Este é, novamente, o problema de avaliar X com base no que reporta, pois Elon Musk continua repetindo coisas como esta:
Esclarecendo a Categoria de App
X tem sido o app número um na categoria “Notícias” desde 2016, quando a administração anterior do Twitter mudou para essa categoria, em vez de “Mídia Social”, por estar tendo dificuldades para competir com os apps da Meta, levando a comparações negativas (e pressão dos acionistas).
Não é um app de notícias e, na verdade, não pode ser listado como tal na Google Play store por depender de conteúdo gerado pelos usuários, mas Musk continua repetindo essa afirmação, que publicações de notícias “convencionais” ou “legadas” odeiam X porque está competindo com elas na categoria de “Notícias”. Não está, e mesmo que estivesse, já lidera esse segmento há quase uma década, então não é novidade.
É enganador e decepcionante, e infelizmente, são alegações como essa que mancham os dados compartilhados pelo X, levando a mais questionamentos sobre suas cifras. Então, o X está indo bem? Eu não sei, mas acredito que esses novos pontos de dados não vão tranquilizar ninguém.