Elon Musk e sua empresa X estão oficialmente entrando na corrida de IA generativa. O primeiro chatbot de IA da X, chamado “Grok“, já está em testes limitados. Visa um lançamento mais amplo em breve entre os assinantes do X Premium+.
Conheça o Chatbot Grok
X anunciou sua camada X Premium+ na semana passada. Por $16 ao mês, dá acesso a todos os recursos do X Premium e também elimina anúncios da sua linha do tempo.
Agora, você também terá acesso ao Grok. Neste estágio, Grok se parece um pouco com isso:
O que Torna o Grok Especial?
O que torna o Grok especial e o diferencia, digamos, do ChatGPT e outras experiências de chat com IA?
A principal variação do sistema de IA de Elon é que, nas palavras de Musk, pretende ser “anti-woke”. Com menos censura em tópicos potencialmente sensíveis.
Elon criticou a censura percebida do ChatGPT em certas respostas sobre certos tópicos. Assim, lançou seu próprio projeto de IA para ser uma representação melhor da “verdade”, conforme sua definição e experiência.
Como o Grok Vai Fazer Isso?
Elon acredita que o Grok será uma fonte mais precisa da verdade. Especialmente em tópicos de notícias em tempo real, pois está obtendo seus dados da X. Com o acordo de usuário atualizado da X permitindo usar postagens das pessoas para alimentar o sistema.
X também tem trabalhado para cortar outros projetos de IA generativa de sua API. Especialmente a OpenAI, com quem Musk tem desavenças pessoais. Como resultado, Grok e outros projetos de IA da X estarão entre os poucos que têm acesso total ao fluxo completo de informações da X.
Isso deveria ser uma vantagem teórica significativa, mas X também vem perdendo tração como plataforma de discussão de notícias. Devido às várias mudanças de Musk no aplicativo, que têm incluído uma série de atualizações projetadas para minar os meios de comunicação “mainstream”. Isso levou muitos jornalistas a migrarem para outras plataformas.
O Impacto da Mudança na X
Qualquer mudança é significativa, pois enquanto X tem 244 milhões de usuários ativos diariamente, muito poucos realmente postam algo no aplicativo.
Segundo X, 80% dos seus usuários estão em modo “somente leitura”. Nunca postam nem interagem de maneira alguma. Isso significa que toda a entrada de 100 milhões de postagens únicas por dia se deve a 49 milhões de usuários.
Os postadores ativos da X estão postando, em média, duas postagens por dia. Isso não conta respostas (outras 100m por dia).
Mas é ainda menos que isso.
X relatou recentemente que 42% de seus usuários são fãs de esportes. Isso sugere que uma parte significativa dessas 200m de postagens e respostas diárias também são relacionadas a esportes. Caso contrário, X não teria como qualificar esse número.
Supondo que nem todos os fãs de esportes postem exclusivamente sobre esportes, mas muitos sim, digamos que 30% das postagens diárias da X são sobre esportes. Isso significa que há apenas cerca de 70 milhões de postagens originais por dia no aplicativo sobre assuntos não relacionados a esportes.
Grok: Máquina de Desinformação?
Ou seja, uma corrente de entrada muito menor do que parece inicialmente. E pouco indicativa de tendências ou opiniões globais. E com os usuários mais ativos da X sendo assinantes do X Premium, muitos agora ganhando dinheiro com suas postagens. A tendência desses 70 milhões de postagens também provavelmente está fortemente alinhada com as próprias opiniões de Elon sobre tópicos divisivos.
Em outras palavras, Grok provavelmente será uma máquina de desinformação com inclinação à direita. Baseando suas respostas no exército de “jornalistas cidadãos” de Elon, que agora compartilham o que querem no aplicativo.
E a Verificação de Fatos?
Mas e a verificação de fatos pelo Community Notes?
Bem, não exatamente. O Community Notes tem sido benéfico para algumas reivindicações disputadas em postagens. Mas o sistema já está sendo manipulado. Além disso, cada nota também exige consenso de colaboradores com inclinações políticas opostas. O que significa que em muitos dos tópicos mais segregadoes, as Notas relevantes nunca são exibidas. Pois tal acordo nunca será alcançado.