Ainda não estou totalmente convencido de que a “Economia dos Criadores” seja uma coisa real, além de uma estratégia inteligente para promover o uso das redes sociais. Mas o Governo dos EUA está apostando, com a Casa Branca anunciando uma próxima “Conferência da Economia dos Criadores”, onde especialistas da indústria e os próprios criadores serão convidados a se reunir com representantes do Governo para discutir oportunidades, desafios e mais, com o objetivo de melhorar as políticas relacionadas. Segundo a Casa Branca: “A Conferência da Economia dos Criadores da Casa Branca (WHCEC) é o primeiro evento organizado pelo Escritório de Estratégia Digital da Casa Branca que reunirá um grupo de criadores digitais e profissionais da indústria para discutir as questões mais urgentes da economia dos criadores hoje, incluindo privacidade, pagamento justo, IA, saúde mental e mais. A conferência fomentará conversas entre líderes do setor e proporcionará aos participantes a oportunidade de serem ouvidos por representantes da Administração. Também permitirá que membros da Administração aprendam com esses criadores e profissionais da indústria e entendam como várias questões estão impactando suas vidas para informar decisões de políticas públicas.”
Encontro entre Governo e Criadores
Este é um encontro mais amplo entre representantes da indústria e autoridades públicas, projetado para garantir que o Governo esteja ciente das principais preocupações e desafios dos criadores e que faça tudo o que puder para fomentar essas oportunidades. Embora, novamente, as oportunidades nesse espaço ainda sejam um tanto questionáveis.
Rendimentos dos Criadores
No início deste ano, a plataforma de monetização de criadores Kajabi publicou um relatório de pesquisa que descobriu que 96% dos criadores online ganham menos de 100 mil dólares por ano. Isso está de acordo com outros relatórios semelhantes ao longo dos anos. Em 2022, a plataforma de marketing de influenciadores Aspire descobriu que apenas 4,3% dos criadores ganham mais de 100 mil dólares por ano, praticamente o mesmo resultado do relatório da Kajabi, enquanto uma pesquisa recente conduzida pelo Influencer Marketing Hub também descobriu que mais de 48% dos criadores ganham 15 mil dólares ou menos por ano. Também relevante: 90% de todos os uploads no YouTube nunca alcançam nem 1.000 visualizações.
Os Desafios de Ser Criador
Apesar de histórias de sucesso como Jimmy “MrBeast” Donaldson, que transformou sua popularidade no YouTube em um negócio de bilhões de dólares, a realidade é que ser um criador online, ou criador de qualquer tipo, é muito difícil e, para a maioria, realmente será impossível transformar sua paixão em um negócio lucrativo postando online. Mas as plataformas adoram o conceito de “Economia dos Criadores”, porque reforça a ideia de que você também pode se tornar milionário apenas postando o que gosta. Isso faz com que mais pessoas carreguem mais coisas, e chama mais atenção para suas apps.
Realidade versus Sonho
Portanto, embora existam mais oportunidades proporcionadas pela exposição online, não estou convencido de que há uma “economia” de fato nessa estrutura, onde a maioria dos benefícios é claramente direcionada para as próprias plataformas. Assim, a Casa Branca provavelmente seria melhor servida fornecendo uma visão geral dos números reais e das oportunidades comparativas de outras carreiras e empreendimentos comerciais, além de mostrar a dedicação e o esforço necessários para se tornar um pequeno empresário. Porque é isso que ser criador é, e a verdade é que apenas cerca de 5% dos criadores online vão conseguir.
Vender um sonho é mais atraente, com certeza, mas mostrar a realidade também é importante. Você pode se inscrever para participar da Conferência da Economia dos Criadores da Casa Branca aqui, que, entre outras coisas, pergunta quantos seguidores você tem nas redes sociais.