Com a lei de venda do TikTok nos EUA ainda em vigor, que pode ver o aplicativo ser removido dos Estados Unidos a partir de janeiro do ano que vem, os anunciantes já estão considerando suas opções, de acordo com novas informações.
Conforme relatado por Adweek, os gastos gerais com anúncios no TikTok diminuíram em abril e maio, enquanto quatro dos maiores anunciantes da plataforma reduziram significativamente seu foco em anúncios do TikTok nos últimos meses, segundo dados do MediaRadar.
Entre as maiores quedas, a Target reduziu seus gastos com anúncios no TikTok em 30%, a DoorDash cortou seus gastos no TikTok em 25%, enquanto Bayer (-20%) e Procter & Gamble (-10%) também estão mudando o foco. O que faz sentido.
Se o TikTok realmente vai sair dos EUA, então, logicamente, as marcas precisarão procurar outras opções no futuro, e assim, elas podem estar apostando em outras estratégias agora, e afastando-se das promoções no TikTok antes de uma mudança maior.
Reduzir o foco no TikTok?
Será que isso significa que você também deve reduzir seu foco no aplicativo?
Bem, há algumas maneiras de olhar para isso. Primeiro, o TikTok continua sendo muito popular, e enquanto você tiver acesso a esse público, deve aproveitar. A redução dos gastos com anúncios dos grandes players também pode significar mais oportunidades e menos concorrência, então, pelo menos a curto prazo, faz sentido continuar investindo em promoções no TikTok e ver quais resultados você obtém.
Ao mesmo tempo, aumentar sua dependência de uma plataforma que pode em breve desaparecer pode ser problemático. Se você passar a depender dos resultados das promoções no TikTok, isso pode ser difícil de lidar em seis meses, se o aplicativo sair dos EUA, deixando um buraco potencialmente significativo nos seus dados de desempenho como resultado. É por isso que as grandes equipes estão mudando o foco, para suavizar o impacto se a plataforma logo desaparecer.
O TikTok realmente vai ser banido?
Bem, pelo menos agora, parece que sim. O TikTok entrou com uma ação legal contra a lei de venda do governo dos EUA (importante esclarecer que se trata de uma venda forçada e não de uma proibição), mas os especialistas jurídicos acreditam que isso não terá sucesso, devido ao governo invocar preocupações de segurança nacional.
A única outra opção seria uma venda, que autoridades chinesas afirmaram publicamente que não vai acontecer, então, no balanço, como está no momento, parece que o TikTok vai sair dos EUA. Mas então, se Donald Trump for reeleito em novembro, isso pode mudar as coisas a favor do TikTok novamente, com Trump expressando sua oposição à lei de venda do TikTok. Não está claro se Trump poderia ou iria reverter a ordem de venda, mas ainda parece haver algumas opções que podem mudar o destino do TikTok. Até lá, no entanto, é uma questão de julgamento. O TikTok oferece grande alcance e ressonância para as campanhas certas. Mas eu não colocaria muita dependência em apenas um aplicativo.