Se o Threads deseja se tornar uma verdadeira concorrente do Twitter/X, precisa focar mais em trending topics e facilitar a participação dos usuários em conversas em tempo real sobre grandes eventos. Atualmente, muitos usuários da Threads ainda recorrem ao X para atualizações sobre esportes, eventos mundiais, conteúdo de celebridades etc. A falta de uma exibição de trending topics e a dificuldade em ordenar resultados de busca cronologicamente no Threads dificultam o acompanhamento de notícias em evolução.
Desafios do Threads e a visão de Adam Mosseri
No último fim de semana, o head do Instagram, Adam Mosseri, ofereceu mais informações sobre por que a equipe do Threads ainda não está interessada em habilitar esses recursos. Mosseri explicou que ter uma lista abrangente de todas as postagens com uma palavra específica em ordem cronológica inevitavelmente leva a spam e abusos por parte de atores mal-intencionados.
Para evitar ser dominado por conteúdo indesejado, produtos de busca precisam de algum tipo de classificação. Mostrar resultados em ordem cronológica exige a omissão de conteúdo ruim que não se qualifica para remoção. Mosseri destaca que muitas postagens consideradas lixo não cruzam essa linha, tornando difícil dar um foco mais em tempo real à descoberta, sem impor restrições injustas.
Ambiente online positivo
Os comentários de Mosseri sublinham a abordagem revisada da equipe do Threads para classificação de conteúdo, parte do esforço mais amplo da Meta para tornar o Threads uma experiência mais positiva do que o Twitter foi e o X é agora. Em outubro, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, expressou sua ambição de adaptar o Threads para se tornar o próximo aplicativo com um bilhão de usuários, focando em conversas públicas mais positivas.
Possíveis soluções
Embora seja difícil ver isso acontecer sem imediatismo em tempo real e sem a capacidade de identificar os principais tópicos de discussão, Mosseri observou que a equipe do Threads ainda está iterando e explorando a melhor maneira de facilitar o engajamento em tempo real. Uma possibilidade é classificar postagens com base em diferentes parâmetros.
Threads pode considerar destacar as principais histórias de veículos de notícias confiáveis ou mover para um modelo que classifica cada perfil no aplicativo com base em confiança e relevância em tópicos específicos. Outra opção seria empregar uma equipe editorial para garantir que cada tópico permaneça focado e livre de spammers. Limitar o uso de tags a uma por postagem ajudaria nesse aspecto.
Como você pode ver, não há respostas fáceis, mas é interessante que a equipe do Threads esteja procurando abordar desafios como este, buscando se diferenciar do Twitter enquanto permanece em grande parte semelhante. Se o Threads conseguir acertar, isso pode ser um grande passo para melhorar o engajamento online. É um desafio significativo, mas se alguém tem informações e dados para isso, é a Meta.