A nova e melhorada ferramenta de análise de perfil do X está aqui! Agora, os assinantes do X Premium podem acessar informações mais específicas sobre seu desempenho, com dados sobre impressões totais, taxa de engajamento, visitas ao perfil, desempenho de vídeo, cliques em links e muito mais.
Novas Funcionalidades de Análise
Como você pode ver, a nova análise do X é baseada em um grande gráfico de barras que você pode alterar para destacar diferentes elementos, facilitando a visualização do desempenho ao longo do tempo. Você também pode mudar os intervalos de datas na parte superior do gráfico.
Para ser claro, a maioria das informações já estava disponível para os usuários do X/Twitter há algum tempo, mas a apresentação foi atualizada para tornar mais fácil explorar os detalhes no app. O X também adicionou alguns pontos de dados mais específicos, o que será útil para analisar seu desempenho na plataforma ao longo do tempo.
Na verdade, os usuários do X “tinham” acesso a análises semelhantes. Com a chegada do novo painel de análise, parece que todas as análises de contas agora são pagas. Agora, quando você tenta entrar no analytics.twitter.com, você recebe um aviso informando que precisa assinar o X Premium para acessar este recurso.
Pagando pelo Acesso às Análises
O X ainda permitia que os usuários acessassem os recursos de análise até a semana passada, mas sua plataforma de análise não estava sendo mantida enquanto eles trabalhavam na nova atualização. E agora, você só pode acessar as análises se pagar, colocando mais um elemento atrás de um paywall e adicionando outro incentivo à campanha de assinaturas do X.
Então, isso fará mais pessoas se inscreverem? Com certeza há um nível de valor nas atualizações Premium do X, especialmente em relação ao XPro access (anteriormente TweetDeck) e agora às análises das contas. Se você é uma empresa que quer crescer seu público no X, pode ser um bom investimento. No entanto, os próprios esforços de marketing e promoção do X para seus complementos Premium não têm sido ótimos.
Planos de Elon Musk para o X
Quando Elon Musk assumiu o X no final de 2022, ele anunciou um grande plano para impulsionar uma adesão maciça às subscrições da plataforma, com uma meta de curto prazo de a plataforma obter 50% de sua receita total deste elemento. Isso serviria a dois propósitos críticos: reduzir a dependência da plataforma de receita publicitária, dando-lhe mais liberdade para definir suas próprias regras de moderação (ao invés de estar sujeito a padrões estabelecidos pelos parceiros de publicidade), ao mesmo tempo em que traria mais receita para o negócio em dificuldades. Essa, combinada com cortes massivos de custos, era uma parte essencial do plano de reforma do Twitter de Musk.
Mas agora, 18 meses depois, a plataforma não está nem perto de alcançar suas metas de assinaturas. Parte do problema, pelo menos inicialmente, é que Elon e sua equipe se concentraram em vender verificação azul como um componente chave de sua oferta de subscrição, o que também viu o X remover a verificação de usuários não pagantes. Mas vender tique azul teve aparentemente o efeito oposto.
Em vez de os usuários verem isso como um benefício, muitos agora não querem uma verificação de jeito nenhum, sendo o que antes era o mais cobiçado distintivo do aplicativo se tornando largamente insignificante, ou pior. As mudanças e posturas pessoais de Musk têm sido tão divisivas que muitos simplesmente não querem qualquer associação potencial, enquanto celebridades também estão buscando evitar a implicação de que possam estar pagando por um marcador de falsa credibilidade.
Foco nos Recursos para Empresas
Na verdade, Elon deveria ter focado nesses complementos de negócios desde o começo, algo que eu comentei em novembro de 2022, um mês após ele tomar posse. Naquela época, detalhei a oportunidade de mercado de oferecer ferramentas avançadas de análises e agendamento diretamente integradas no app. “Várias ferramentas de terceiros incluem uma análise de concorrentes e rastreamento de desempenho aprofundados, que você não pode obter no próprio Twitter, enquanto plataformas de gerenciamento como Hootsuite, que tem mais de 200k assinantes pagantes, são amplamente usadas para agendamento de tweets.”
Essa é uma oportunidade mais viável e sustentável, que o X agora parece estar percebendo, mas na verdade corroeu o valor de suas ofertas de subscrição ao adotar a abordagem errada em primeiro lugar. Bem, isso e a contínua antagonização de Elon de qualquer um e qualquer coisa que ele veja como um possível impedimento ao seu sucesso, incluindo os parceiros de publicidade da plataforma.
Será Que as Empresas Vão Pagar?
Então, as empresas vão pagar? Com muito menos anunciantes e aparentemente influência e engajamento reduzidos, é difícil ver isso como um grande vencedor, mas novamente, há valor nessas ofertas, e se o seu público-alvo está ativo no aplicativo, vale a pena considerar.
O X também diz que “enviará mais recursos para ajudar os criadores” a obter insights sobre seus esforços na plataforma em breve. Será interessante ver quais serão esses extras.