O X lançou sua aba de Insights de Audiência atualizada para usuários do X Premium, que agora inclui uma série de novos elementos, como informações sobre a idade, gênero e país de origem do seu público, entre outros. E a nova exibição está bem interessante:
Como você pode ver nessas capturas de tela, o X não só adicionou novos recursos de análise, mas também atualizou os formatos dos gráficos, facilitando o uso dos dados para obter notas relevantes. X News Daily também compartilhou este vídeo das ferramentas de análise atualizadas do X em junho. NOTÍCIA: As análises em breve permitirão ver diferentes métricas por meio de gráficos temporais! pic.twitter.com/SZyqmQucvE— X Daily News (@xDaily) 6 de junho de 2024
Informações Demográficas e de Uso
Como você pode ver, além das informações demográficas, há também um panorama sobre os horários de uso ativo do seu público, permitindo que você planeje melhor seu processo de postagem. Muitas dessas informações já estavam disponíveis em aplicativos de terceiros há algum tempo, mas o X finalmente está se esforçando para construir suas próprias ferramentas de dados oficiais, a fim de ajudar no planejamento estratégico.
Histórico das Ferramentas de Análise
Vale notar também que o X já ofereceu ferramentas de análise de dados mais avançadas, mas a maioria delas foi descontinuada em 2020, em favor, na época, de um painel de análise aprimorado, que nunca veio. Como já mencionei anteriormente, essa é uma oportunidade significativa para o X em fornecer ferramentas nativas de análise avançada e de postagem, semelhantes às disponíveis em aplicativos como Hootsuite.
Benefícios para os Usuários Premium
A única ressalva é que essas análises avançadas estão disponíveis apenas para assinantes do X Premium. Mas, por outro lado, isso pode ser um ponto chave para atrair mais profissionais de marketing e publicadores de volta, se o X conseguir acertar o rumo e conter a saída atual de usuários. Ou talvez apenas mudar a percepção negativa do aplicativo.
Desafios de Elon Musk
E isso, claro, está em grande parte sob o domínio do proprietário do X, Elon Musk, que continua a amplificar relatos divisivos, inflamados e muitas vezes totalmente incorretos em seu aplicativo. Musk acredita que todas as ideias devem ser debatidas abertamente, mesmo que isso signifique amplificar algumas que eventualmente se provem incorretas. E, em um sentido binário, ele está certo, ele pode compartilhar e promover o que quiser, dentro dos limites da lei. Mas a consequência disso é que você pode colocar outros em risco, culpando-os ou rotulando-os como inimigos, às vezes sem justa causa, porque está promovendo relatos incorretos. E então, algumas pessoas e empresas simplesmente não vão querer se associar a você ou apoiar seu aplicativo como resultado.
O Futuro do X
Isso é o que Musk e companhia agora estão sentindo, mas talvez, se Elon diminuir a retórica, o X possa voltar aos trilhos e aumentar seu apelo para profissionais de marketing e publicadores novamente. Quer dizer, eu duvido, já que Musk é claramente contra a “mídia tradicional” e parece que ele está compartilhando cada vez mais comentários inflamados com o tempo. Portanto, parece que esse não é o caminho que ele vai escolher, e ele também precisa considerar se seus apoiadores o abandonariam se ele decidisse moderar seu comentário político, para beneficiar o aplicativo.
Parece que manter sua imagem é uma prioridade maior para Elon do que salvar o negócio. Mas, deixando isso de lado, a atualização das análises do X é uma boa novidade, que será valiosa para qualquer profissional de marketing e publicador que ainda esteja buscando maximizar o uso do X.