TikTok está testando mais um app para expandir as oportunidades de engajamento e acompanhar as tendências de uso. O mais novo experimento da TikTok é algo chamado Whee, que é um feed de imagens parecido com o Instagram, projetado para ser compartilhado apenas com amigos.
Como explicado pela TikTok: “Whee é um novo app social criado para manter você conectado com seus amigos próximos através de momentos espontâneos da vida. Capture e compartilhe fotos reais que apenas seus amigos podem ver, permitindo que você seja seu eu mais autêntico. Whee é o melhor lugar para amigos próximos compartilharem momentos da vida.” Mas espere, a TikTok já não lançou um app baseado em imagens? Sim, sim lançou. Em abril, TikTok lançou um app separado chamado Notes, que também é um app de compartilhamento de fotos.
Esse app também se parece com o Instagram, embora se pareça ainda mais com outro app da TikTok, o Lemon8, que eles lançaram no ano passado.
Lemon8 é mais focado em produtos e promoções, então o caso de uso não é o mesmo que Whee e Notes.
O que faz Whee e Notes diferentes?
Em termos de diferença, Whee parece ser focado apenas em compartilhamento entre amigos, enquanto Notes é um app mais para um público geral. Notes é descrito na App Store como: “TikTok Notes é uma plataforma de estilo de vida que oferece conteúdo informativo foto-texto sobre a vida das pessoas, onde você pode ver indivíduos compartilhando suas dicas de viagem, receitas diárias e mais.” Então é mais uma plataforma de compartilhamento público de conteúdo visual, em oposição ao compartilhamento fechado.
Por que apostar em imagens?
Em relação às imagens, isso provavelmente se relaciona às tendências do mercado chinês. A Xiaohongshu, apoiada pela Tencent, outro clone do Instagram, viu um grande aumento no mercado chinês recentemente, o que também se expandiu para oportunidades de e-commerce. Aparentemente, a TikTok espera replicar o mesmo com Notes nos mercados ocidentais, enquanto Whee se inclinaria para um compartilhamento mais privado, e talvez ofereça aos usuários mais maneiras de compartilhar imagens de produtos, oferecendo mais dados para a segmentação de anúncios da TikTok? Não sei, mas o e-commerce é o foco principal da TikTok, e parece que deve estar ligado a isso de alguma forma.
Lançamento curioso
De qualquer forma, parece um lançamento estranho, especialmente considerando que as pessoas já fazem a maior parte desse tipo de atividade no Instagram ou Snapchat. Mas a TikTok está experimentando de qualquer maneira, e será interessante ver se/como eles vão atrair usuários para o novo app visual.