O LinkedIn anunciou que está removendo a opção de público lookalike no direcionamento de anúncios, o que pode mudar a forma como você busca alcançar seu público-alvo no aplicativo.
A opção de público lookalike do LinkedIn permite que você insira uma lista de informações de clientes do seu próprio banco de dados. O sistema do LinkedIn, então, analisa esses dados em busca de várias características. O processo em seguida combina essas características com outros usuários potencialmente interessados no aplicativo, ajudando você a alcançar perfis semelhantes.
Mas agora, isso está sendo removido, com o LinkedIn incentivando os anunciantes a considerar outras opções de direcionamento disponíveis.
Segundo o LinkedIn:
“No dia 29 de fevereiro de 2024, os públicos lookalike do LinkedIn serão descontinuados. Isso significa que não será possível criar novos públicos lookalike nem editar os existentes. Os dados de público lookalike existentes não serão mais atualizados, e um público lookalike se tornará um público lookalike estático. Qualquer campanha ativa usando públicos lookalike continuará a ser entregue usando o público estático.”
Essa é uma mudança significativa, especialmente considerando o valor que as opções de público lookalike tradicionalmente proporcionaram aos anunciantes, permitindo que eles direcionem mais especificamente pessoas que correspondam ao perfil de seus clientes existentes.
Alternativas às Audiências Lookalike no LinkedIn
Ainda há opções semelhantes dentro do sistema do LinkedIn.
A primeira alternativa a considerar são as “Audiências Preditivas”, que permitem criar, essencialmente, um público lookalike da mesma maneira, mas a partir de fontes de dados mais limitadas. Audiências Preditivas podem ser criadas através de informações coletadas nos Formulários de Geração de Leads do LinkedIn, sua lista de contatos no aplicativo e dados de conversão gerados pelo Insight Tag.
Portanto, é a mesma coisa, em efeito, mas mais restrita a dados específicos do LinkedIn, o que pode produzir melhores resultados, pois se alinha melhor com o entendimento sistemático do LinkedIn.
O LinkedIn também sugere que as marcas considerem usar a opção “Expansão de Audiência”, que permite alcançar usuários com interesses relacionados.
“Por exemplo, se sua campanha tem como alvo membros com a habilidade ‘Publicidade Online’, a Expansão de Audiência pode expandir seu público para membros que listam a habilidade ‘Marketing Interativo’ em seu perfil. Isso significa que você pode descobrir novos prospectos de qualidade e automaticamente direcioná-los para seu funil de marketing.”
Então, você ainda tem opções para expandir sua audiência de anúncios e, como essas ferramentas utilizam dados específicos do LinkedIn como fonte de direcionamento, elas podem realmente gerar melhores resultados.
Os sistemas de direcionamento de anúncios do LinkedIn também estão melhorando e, presumivelmente, a empresa descobriu que o valor do direcionamento lookalike usando fontes de dados externas é agora superado pelos benefícios de usar suas próprias ferramentas para o mesmo.
Como tal, o impacto pode não ser significativo, mas se você tradicionalmente usou públicos lookalike no aplicativo, precisará atualizar seu processo.
Pedimos mais informações ao LinkedIn sobre a remoção do direcionamento de público lookalike e atualizaremos esta postagem se/ quando recebermos uma resposta.