Eu realmente não entendo a estratégia da Meta com os chatbots de IA no momento. Em setembro passado, na conferência Connect Conference, onde a empresa apresenta suas inovações e projetos mais recentes, o grande anúncio da Meta foi chatbots com estilo de celebridades, que, usando a magia da IA, os usuários podem interagir via DM. Agora parece que a empresa está desistindo de usar rostos de celebridades para os chatbots e está explorando dar a eles vozes de celebridades.
Chatbots com Vozes de Celebridades
Então, você pode enviar mensagens para um bot que responde com a voz de Snoop Dogg, e receber respostas no mesmo estilo. Claro, não é realmente do Snoop Dogg, mas de um personagem de IA baseado no rapper, que nem usa o nome de Snoop Dogg.
Assim, você poderia enviar mensagem para o “Dungeon Master” e ele responderia com a voz de Snoop Dogg. Por que a Meta achou que isso seria interessante para as pessoas, eu realmente não sei.
A Utilidade dos Bots de Celebridades
Claro, algumas pessoas acharam utilidade nesses bots. O bot de chef (baseado em Roy Choi) é aparentemente muito bom em fornecer dicas de receitas, por exemplo. Mas, na verdade, eles seriam tão bons sem o perfil de celebridade, certo? Quem se importa se um bot é baseado em uma celebridade, se não é a própria celebridade respondendo?
Phasing Out dos Chatbots de Celebridades
Aparentemente, não muitas pessoas se importam, porque na semana passada, a Meta começou a descontinuar seus chatbots baseados em celebridades, porque ninguém estava usando-os. Isso não é surpresa. Entretanto, isso leva ao relatório da Bloomberg da semana passada: “A Meta está oferecendo milhões de dólares a celebridades de Hollywood pelo direito de gravar e usar suas vozes para projetos de inteligência artificial, segundo várias pessoas familiarizadas com as negociações. A empresa está conversando com Judi Dench, Awkwafina e Keegan-Michael Key, disseram as fontes, que pediram para não serem identificadas porque o projeto é confidencial.”
O Valor dos Chatbots com Vozes de Celebridades
Então, os bots com rostos de celebridades não funcionaram, mas os bots com vozes de celebridades funcionarão? Eu não sei, sinto que a Meta está perdendo o ponto sobre o valor dos bots, e está focando em truques baratos que acha que farão mais pessoas usá-los e ajudarão a maximizar o interesse. E talvez estejam certos. Talvez, criando bots de IA com a semelhança das celebridades, seja na aparência ou na voz, consiga pelo menos que os fãs dessas pessoas usem as ferramentas de IA da Meta, com vista a uma maior adoção ao longo do tempo.
O Futuro dos Chatbots de IA da Meta
Mas eu não sei, parece um grande gasto financeiro em algo que é realmente um truque, uma novidade, que pode despertar um pouco mais de interesse, mas também vai se desgastar rapidamente. O que, novamente, pode ser bom, já que a Meta só precisa despertar essa adoção inicial e interação para iniciar o movimento. E então, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, disse na semana passada que o atual chatbot Meta AI está “no caminho certo para se tornar o assistente de IA mais usado no mundo”. Isso não é surpreendente, dado que a Meta colocou o prompt do Meta AI em destaque em todos os seus aplicativos, e você basicamente não pode pesquisar no Facebook ou Instagram sem quase usá-lo acidentalmente.
Interação com Chatbots de IA
É possível imaginar que milhões das consultas enviadas ao Meta AI foram de usuários confusos do Facebook, que não entendem por que estão recebendo respostas tão longas às suas perguntas. Mas os números não mentem, e a Meta diz que mais pessoas estão usando o Meta AI do que o ChatGPT.
Conclusão: O Valor das Vozes de Celebridades
Mas isso também aparentemente sugere que a Meta realmente não precisa de truques liderados por celebridades para promover suas ferramentas de IA. Certo? Talvez eu esteja perdendo o ponto, e talvez as pessoas fiquem mais empolgadas em usar as ferramentas de IA da Meta se a resposta à sua pergunta for falada nos tons reais de Dame Judi Dench. Mas ainda parece um pouco equivocado. Ainda não vi um caso de uso verdadeiramente valioso para chatbots de IA dentro de apps de mídia social, fora da criação e segmentação de anúncios (e pesquisa em certo grau). Não sinto que a interação com bots seja algo que os usuários de aplicativos projetados para facilitar a conexão humana estejam realmente procurando, e gerar imagens falsas de IA de si mesmo parece apenas acolher o tipo de má representação que se tornou um desestímulo para muitos usuários de mídia social. Eu duvido que os bots de IA com vozes de celebridades sejam muito diferentes, mas há um pouco mais de valor de novidade aí do que apenas os rostos das celebridades, eu acho.