A Meta está hospedando seu terceiro encontro anual de Conversas em São Paulo hoje, onde anunciou uma variedade de novas ferramentas de mensagens para facilitar a conexão das empresas com os clientes via chat. Isso é importante, porque nos últimos anos, cada vez mais interações têm migrado para aplicativos de mensagens, já que as pessoas estão se afastando das postagens em plataformas sociais públicas. O consumo de conteúdo em aplicativos sociais permanece alto, mas as mensagens oferecem um meio mais direto e íntimo de conexão e maximização da comunidade, além das promoções de marca. Aqui está o que a Meta anunciou no evento:
Suporte de IA para Negócios no WhatsApp
Maximizar as oportunidades de negócios no WhatsApp tem sido um foco principal para a Meta, e com o uso do WhatsApp crescendo nos EUA, a plataforma agora oferece mais oportunidades em mais mercados para facilitar a conexão das marcas. Para ajudar nisso, a Meta está testando uma nova ferramenta de suporte de IA no WhatsApp, que foi projetada para permitir que pequenas empresas respondam melhor aos clientes, criem anúncios e muito mais.
Como você pode ver neste exemplo, a nova ferramenta assistente de IA do WhatsApp será capaz de fornecer respostas às perguntas dos clientes no fluxo, enquanto também poderá fornecer assistência direta na criação de anúncios no Facebook ou Instagram que ativem um chat no WhatsApp.
A Meta também está testando um novo processo que permitirá que as empresas obtenham assistência ampliada da IA ao utilizarem as funções do Gerenciador de Anúncios, proporcionando mais valor através das ferramentas de IA.
Otimização de Anúncios de Mensagens
A Meta também está adicionando um novo elemento que permitirá que as empresas carreguem sua lista de assinantes, que o sistema de IA da Meta analisará para identificar os contatos certos no WhatsApp para enviar mensagens de acompanhamento, com base nas metas da campanha.
O sistema poderá segmentar os usuários com base em conversão ou foco de reconhecimento de marca, usando a informação que a Meta tem sobre seus clientes para maximizar a resposta.
API de Conversões para Mensagens de Negócios
A Meta também está expandindo sua API de Conversões para suportar eventos de mensagens, proporcionando mais uma maneira para as marcas monitorarem tendências de desempenho geradas por anúncios que clicam em mensagens.
“A API de Conversões anteriormente suportava eventos da web, aplicativo e offline, e agora está se expandindo para suportar eventos de mensagens no Messenger, Instagram e WhatsApp. Para Mensagens de Negócios, isso também permite nossa nova otimização de compras, que oferece aos anunciantes a capacidade de gerar mais vendas e reduzir custos ao alcançar clientes mais propensos a comprar.”
Isso oferecerá mais dados para otimizar suas campanhas de mensagens.
Expansão do Meta Verificado
A Meta também está disponibilizando sua oferta de assinatura Meta Verificado para empresas que usam o WhatsApp no Brasil, Índia, Indonésia e Colômbia.
“Empresas elegíveis interessadas em se tornar Meta Verificado e que passarem em nossas verificações de verificação receberão um selo de verificação, proteção contra falsificação, suporte à conta, um canal verificado e recursos premium, incluindo uma página personalizada do WhatsApp facilmente encontrada na pesquisa da web e suporte aprimorado para múltiplos dispositivos para que vários funcionários possam responder aos clientes para fornecer um melhor serviço.”
Além disso, a Meta anunciou que as empresas que atualmente têm um selo verde de verificação do WhatsApp em breve receberão um selo azul, para manter a consistência entre os produtos da Meta.
A Meta também recentemente adicionou novos níveis de preços à sua oferta Meta Verificado para Negócios, oferecendo mais opções para aqueles que desejam melhorar sua exibição no aplicativo e obter suporte de conta aprimorado.
A Meta não compartilhou nenhum dado sobre a adesão ao Meta Verificado, mas continua adicionando mais elementos, e parece ter cerca de 3 milhões de assinantes pagantes, tanto em contas pessoais quanto empresariais, inscritos no programa.
Mensagens Promocionais Personalizadas
A Meta também está lançando uma nova opção que permitirá aos usuários do aplicativo WhatsApp Business em alguns mercados enviar mensagens de marketing personalizadas para seus clientes.
“Em vez de ter que enviar manualmente a mesma mensagem para vários clientes, esse recurso opcional e pago permite que as empresas alcancem um público maior com uma mensagem pessoal que inclui o nome do cliente e botões de chamada para ação personalizáveis.”
Então, é muito parecido com uma ferramenta de marketing por e-mail que permite adicionar um nome, embora com mais elementos de personalização com base nas informações da conta Meta.
Modelos de Mensagem Atualizados para Empresas
O WhatsApp também está adicionando uma nova biblioteca de templates de mensagens na plataforma WhatsApp Business, facilitando para mais empresas usarem o WhatsApp para notificações de pagamento, lembretes de entrega, etc.
Ligações para Negócios no WhatsApp Business
Por fim, a Meta também está testando a capacidade de as pessoas ligarem para empresas usando a Plataforma WhatsApp Business com um toque rápido.
“Quando um cliente tem solicitações de viagem complicadas ou deseja discutir a abertura de uma nova conta com o seu banco, uma ligação rápida pode ser a melhor maneira de obter ajuda. Acabamos de começar a testar esse recurso e iremos expandi-lo para mais empresas nos próximos meses. No futuro, também ofereceremos às empresas a capacidade de ligar para os clientes diretamente, uma vez que eles tenham dado permissão.”
Os estudos mostram que públicos mais jovens não são muito receptivos a chamadas telefônicas, preferindo mensagens, mas como a Meta observa, existem algumas situações em que a comunicação direta é preferida, e isso facilitará essa conexão adicional.
Alguns experimentos interessantes, que podem ajudar mais marcas a se adaptarem à mudança para a mensagem e fornecer mais maneiras de utilizar as ferramentas de mensagens da Meta. Você pode ler mais sobre as atualizações mais recentes da Meta aqui.