Isso pode ser interessante. Hoje, a Meta revelou uma nova interface estilo Tweetdeck para Threads no desktop, que permite aos usuários criar colunas dedicadas a tópicos de interesse e ter feeds em tempo real de cada uma exibidas na tela.
Como você pode ver neste exemplo, postado pelo CEO da Meta, Mark Zuckerberg, o novo layout permitirá que você crie transmissões ao vivo de posts do Threads sobre seus tópicos escolhidos, para que você possa acompanhar as várias conversas no aplicativo à medida que elas acontecem.
Novos Recursos e Personalização
De acordo com o chefe do Instagram, Adam Mosseri, o novo layout permitirá que você fixe colunas separadas para suas pesquisas favoritas, tags, contas, posts salvos e notificações. Então, é bem semelhante ao TweetDeck, que agora é chamado ” X Pro” e está disponível apenas para assinantes pagantes. Isso pode ser uma atualização importante, pois como uma ferramenta similar ao Twitter, uma das principais forças do Threads é a discussão em tempo real, permitindo que os usuários fiquem atualizados com os tópicos de interesse.
Segurança e Experiência Positiva
Até agora, a equipe do Threads tem sido um pouco resistente aos feeds em tempo real, devido a preocupações de que eles poderiam acabar sendo preenchidos com spammers, além de facilitar a disseminação de desinformação e angústia. A principal ambição da Meta para o Threads é criar uma experiência social em tempo real mais positiva, e, por isso, está se afastando de notícias e política, além de limitar quantas hashtags você pode adicionar a um post. Meta também tem sido relutante em adicionar opções de ordenação cronológica, devido ao medo de que esses feeds em tempo real pudessem ser infectados por conteúdo negativo, poluindo a experiência no Threads.
Avanços Recentes e Futuro do Threads
Mas está mudando, pois o Threads também adicionou uma opção de ordenação ‘Recentes’ nos resultados de busca no início desta semana. Isso ainda não é exatamente um feed direto de resultados em tempo real, com a equipe do Threads observando que a listagem ainda é “avaliada pela qualidade”. Mas está se aproximando de uma transmissão ao vivo de conteúdo, sobre qualquer tópico escolhido, o que ajudará a aproximar o Threads de ser um substituto do Twitter. O que, essencialmente, é o que a maioria dos usuários parece querer.
Meta e o Futuro das Redes Sociais
Novamente, a própria Meta tem sido um pouco hesitante em replicar o Twitter exatamente, e correr o risco de cometer os mesmos erros que identificou na abordagem do Twitter. Mas à medida que mais pessoas se afastam do projeto X de Elon Musk, a maioria está procurando um substituto. E o Threads, cada vez mais, está se moldando como a melhor alternativa. Vários outros concorrentes do Twitter fecharam nos últimos meses, depois de não conseguirem ganhar tração significativa, mas o Threads tem ganhado impulso e agora tem 150 milhões de usuários ativos mensais.
Ainda é bem distante dos 500 milhões de MAU no X, e há indicações de que a adoção do Threads diminuiu com o tempo. Mas com mais opções semelhantes ao Twitter e ferramentas que permitem um uso mais amplo do Threads para conversas, é possível ver como o app ainda pode se tornar um grande desafiador para o incumbente. Mas ele precisa de descoberta em tempo real e de facilitar o engajamento temático. Esta atualização é mais um passo nessa direção. Atualmente, a Meta está testando este novo layout de desktop com usuários selecionados.