Recentemente, em meio ao primeiro debate presidencial nos EUA, o dono do X, Elon Musk, compartilhou um dado interessante, alegando que a plataforma atingiu um “recorde de todos os tempos” em uso. No entanto, todos os relatórios de terceiros sugerem que o uso do X está diminuindo, que o X está perdendo relevância e atenção, e que o experimento de mídia social de Musk não teve muito sucesso até agora. Então, qual é a verdade? O X está atingindo novos recordes ou Elon está inventando novos métricos e apresentando-os como pontos de sucesso?
O Que Dizem os Números?
Primeiramente, analisemos os números fornecidos. Elon afirma que o X teve 76 bilhões de segundos totais de uso nos EUA. Não há um período de tempo definido para isso, mas presume-se que esses 76 bilhões de segundos sejam em um dia. Isso equivaleria a mais de 21 milhões de horas de tempo acumulado no aplicativo, o que é uma quantia enorme de atenção.
Dividindo os Dados
Mas, se quebrarmos isso pelo total de usuários dos EUA (100 milhões), isso dá 12,6 minutos por usuário nos EUA. Isso não é ótimo, considerando que o X reportou em março que os usuários passam 30 minutos por dia no X, em média. É importante qualificar esses números, porque suspeito que o X não tenha 100 milhões de usuários ativos diários nos EUA, e que esse poderia ser um número de uso mensal.
Analisando a Métrica
Mesmo que baixemos isso para 50 milhões de ativos diários nos EUA, ainda resultaria em apenas 25 minutos por dia, por usuário nos EUA, com base nesses métricos. Isso é muito menos impressionante do que os 76 bilhões de segundos de usuário. Provavelmente é por isso que Musk e sua equipe estão tentando focar no número maior, embora isso seja mais enganoso, porque não leva em conta o alcance real.
O Que os Anunciantes Precisam Saber?
Os anunciantes querem saber quantas pessoas podem ver suas promoções no aplicativo, e nesse sentido, segundos cumulativos é uma métrica inútil. Mas Elon diz que segundos de usuário é “o mais difícil de ser manipulado”, tornando-o o melhor indicador de engajamento humano real. Não estou certo se isso é verdade, mas é isso que o X está divulgando. E, de acordo com o X, apesar da análise para minutos por usuário, agora atingiram um novo recorde nesse aspecto.
É um Recorde Real?
Mas isso é para o Twitter e o X de todos os tempos, ou apenas para o X? Se for apenas para o X, então são, o quê? Um ano de dados? Não sei, é tudo muito especulativo, e porque não é uma figura diretamente comparável ao que outras plataformas reportam, realmente não significa nada. A menos que você esteja dentro do X e queira comemorar um novo marco de algum tipo.
Conclusão
Então, a afirmação de Musk é precisa? Bem, se for, isso sugeriria que o uso do X, em geral, esteve em baixa, porque esses números de segundos de usuário, quando analisados, não são realmente tão impressionantes. No entanto, se seu público está lá, pode ter valor como plataforma de anúncios. As considerações adicionais dependem da sua própria perspectiva pessoal.