Nesta semana, muita gente especulou que o uso do X está caindo significativamente após os recentes comentários de Elon Musk sobre os tumultos raciais no Reino Unido. Em geral, com base em evidências anedóticas, muitos dizem que mais pessoas estão abandonando o X e migrando para o Threads. Ao mesmo tempo, o proprietário do X, Elon Musk, afirma que o X atingiu um novo recorde de segundos de usuários ativos nesta semana. Então, o que está acontecendo? O X está realmente perdendo espaço por causa dos comentários de Musk ou está prosperando devido à sua defesa da liberdade de expressão?
Evidências de Uso do X
Primeiro, conforme relatado pela TechCrunch, todos os dados disponíveis de fontes externas sugerem que o X não teve uma queda significativa no uso. De acordo com: “A fornecedora de inteligência de aplicativos Sensor Tower estimou que os usuários ativos diários do X no mundo todo cresceram 2% de julho a agosto de 2024. Já o provedor de tráfego de sites Similarweb relatou que o X está vendo flutuações diárias e semanais no engajamento dentro da faixa normal em aplicativos web e móveis”. Portanto, não há nada aparente nos dados de downloads e uso de terceiros que sugira que o X está sofrendo algum tipo de reação negativa, embora David Carr do SimilarWeb também tenha compartilhado no LinkedIn que o uso do Threads atingiu novos máximos no Reino Unido nesta semana, enquanto o X continua a declinar com o tempo.
Impacto das Olimpíadas
Mas, mais uma vez, em linha com as tendências gerais, a mudança aqui não é massiva, embora houvesse outro elemento chave que ajudou a sustentar os números do X na semana passada. Na terça-feira, o X relatou que os Jogos Olímpicos de 2024 impulsionaram números recordes de engajamento no aplicativo.
Usuários Ativos e Segundos
Levando isso em conta, considerando as notas da Sensor Tower e da SimilarWeb, que não viram grandes mudanças no uso do X, pode ser que o X tenha visto uma queda, mas o alto engajamento com as Olimpíadas essencialmente cobriu a lacuna. Isso poderia significar que o X ainda pode ver uma queda nas próximas semanas. No entanto, o proprietário do X, Elon Musk, também afirma que a plataforma alcançou um novo recorde de segundos de usuários ativos nesta semana. Isso provavelmente se deve à entrevista com o ex-presidente Donald Trump no X Spaces, que atraiu muita atenção na quarta-feira.
Critérios de Medição de Engajamento
E enquanto muitos criticam a métrica de “segundos de usuários ativos” de Elon (inclusive eu), isso pode realmente fazer sentido lógico, com respeito à forma como o Twitter tradicionalmente mediu o engajamento. Conforme um ex-funcionário do Twitter explicou recentemente ao especialista em mídia social Matt Navarra, os cálculos para segundos e minutos ativos que o Twitter usou no passado são bem diferentes, com o Twitter contando qualquer segundo dentro de um minuto como, efetivamente, um minuto completo. “Então, um usuário poderia estar no X por 5 segundos e isso seria contado como [um minuto ativo] porque ele esteve ativo durante aquele minuto”. Se isso ainda for o caso no X, isso significaria que os segundos de usuários ativos são uma medida significativamente mais precisa, como o X afirmou.
Desafios com Usuários e Criadores
Então, talvez, o X esteja vendo mais uso, mas, novamente, ele está preso em 250 milhões de usuários ativos diários desde novembro de 2022. Isso significa que mais segundos ativos apenas indicariam que os usuários que ainda estão lá estão passando mais tempo no app, ao invés do X estar crescendo sua influência. Mas também seria difícil para o X manter esses segundos ativos se mais usuários estivessem abandonando o aplicativo. O verdadeiro ponto crítico para o X, no entanto, são os criadores e quantas pessoas estão postando ativamente no app. O X já relatou que apenas 20% dos seus usuários postam algo no app ou interagem com posts, com a grande maioria dos usuários apenas checando seu feed.
Ameaça do Threads
Ao longo do tempo, mais e mais publicadores pararam de postar no X, e quanto mais desses usuários ativos ele perde, mais ele também perde relevância. E porque ele é tão dependente desses 50 milhões de usuários, o X é suscetível a grandes mudanças se qualquer um de seus grupos comunitários ou grupos engajados sairem. Mais uma vez, isso aparentemente não está acontecendo, em grande parte devido aos fãs de esportes que estão fortemente presentes no app (daí a popularidade das Olimpíadas). Mas vale a pena notar que os impactos para o X poderiam ser sentidos com base em qualquer migração de usuários, porque, na verdade, o app é totalmente dependente de uma fração dos seus usuários.
Vantagens do Threads
O app já adicionou placares de esportes ao vivo, e você pode apostar que ele está conversando com os principais influenciadores que ainda postam no X para incentivá-los a ver o valor do Threads. Mas, ainda assim, o Threads fica atrás do X em termos de engajamento em tempo real, devido ao algoritmo do Threads não priorizar notícias e política, e sim entretenimento mais leve. Por isso, o X continua vencendo em grandes anúncios políticos e esportivos, porque é onde você precisa estar para obter as informações mais recentes.
Futuro do X e Threads
Eu duvido que o Threads consiga manter sua aversão às notícias se realmente quiser superar o X nesse aspecto, mas agora, ele está tentando seguir o curso, com vistas a construir uma experiência mais positiva que o X. Mas isso vai funcionar? Talvez, em um prazo mais longo. Porque agora, a grande migração para o Threads parece principalmente como o gráfico acima, com quedas incrementais no uso do X, e ganhos ligeiramente maiores para o Threads. Adicionar alguns milhares de usuários a cada semana é positivo, mas com o X ainda sendo cerca de 6 vezes mais popular que o Threads, o tempo para uma tomada de controle do Threads ainda é bastante longo.
Considerações Finais
Mas, por outro lado, dado os problemas financeiros do X, pode ser que nada disso importe, porque se Elon e sua equipe não encontrarem uma forma de trazer mais dinheiro, o Threads vai vencer por nocaute, enquanto o X simplesmente desaparecerá. Na verdade, dado o estilo de Musk, não vai desaparecer, vai acabar em chamas. Mas após eleição dos EUA, acho que o X terá um ajuste de contas. E o presidente em exercício pode ser o fator determinante no seu futuro.
Mas agora, não, o X não está em grande declínio, e não, o Threads não está vendo grandes ganhos. Mas há uma tendência, constante e pequena, que aponta para uma oportunidade potencial para o app da Meta.