Ok, isso provavelmente não é novidade para a maioria das pessoas que entendem como as redes sociais funcionam (isso provavelmente inclui você, bom leitor da SMT). Mas isso:
Isso não significa nada. E o tenista Rafael Nadal não é o único a postar esse tipo de mensagem “opt out”, tentando impedir que a Meta use seu conteúdo para treinar seus modelos de I.A. com centenas de milhares de postagens semelhantes aparecendo online na semana passada. Mas postar algo na plataforma não é suficiente para garantir seus “direitos”. Na verdade, você está apenas dando mais conteúdo para a Meta, caso ela escolha usá-lo. As reais tecnicalidades legais estão incluídas em os acordos de usuário da Meta, que você aceita ao criar um perfil em qualquer um de seus aplicativos.
Isso está nos Termos de Serviço do Instagram, e você perceberá: “…você nos concede uma licença não-exclusiva, livre de royalties, transferível, sublicenciável e mundial para hospedar, usar, distribuir, modificar, executar ou exibir publicamente, traduzir e criar trabalhos derivados do seu conteúdo.” Essa licença só termina “quando o seu conteúdo é deletado dos nossos sistemas.” “Isso inclui treinar modelos de I.A. com seu conteúdo?” Sim, sim inclui. Como notado pelo Diretor de Produto da Meta, Chris Cox, em uma recente entrevista à Bloomberg: Sobre usar dados de usuários para treinar I.A., “Nós não treinamos com conteúdo privado, não treinamos com coisas que as pessoas compartilham com seus amigos. Nós treinamos com coisas que são públicas”, @Meta Diretor de Produto Chris Cox #BloombergTech pic.twitter.com/FC0SWlTgqY— Bloomberg Live (@BloombergLive) May 9, 2024 Então, coisas que você marca como privadas, ou compartilha em espaços privados, como DMs, não são usadas para treinar I.A. Mas qualquer coisa que você postar publicamente está dentro dessa licença. A Meta também reiterou isso em um post de blog no mês passado: “Usamos informações publicamente disponíveis online e licenciadas para treinar I.A. na Meta, bem como as informações que as pessoas compartilharam publicamente nos produtos e serviços da Meta. Essas informações incluem coisas como postagens públicas ou fotos públicas e suas legendas. No futuro, também podemos usar as informações que as pessoas compartilham ao interagir com nossos recursos de I.A. generativa, como a Meta AI, ou com uma empresa, para desenvolver e melhorar nossos produtos de I.A. Não usamos o conteúdo das suas mensagens privadas com amigos e familiares para treinar nossas I.A.s.” Então sim, a Meta pode usar, e está usando suas postagens públicas para treinar seus sistemas de I.A. em evolução. “Isso não parece certo, como podemos desativar isso?” Você não pode. Bem, a menos que você viva na E.U. Devido às recentes mudanças nas regulamentações de uso de dados na Europa, os usuários da E.U. em breve poderão optar por não ter suas postagens usadas para treinamento de I.A. por meio da opção “Direito de Oposição”. Fora isso, não, você não pode impedir que a Meta use seu conteúdo para treinar seus modelos de I.A., a menos que você exclua seu conteúdo ou marque tudo como privado ou somente para amigos. E isso só funciona a partir de agora, você não pode fazer isso retroativamente. Mas carregar uma declaração na sua história do IG não faz absolutamente nada a esse respeito. Então, se você estava lendo essas postagens e pensando “Será que isso funciona?” Não, não funciona. Mas isso não impedirá os especialistas legais treinados pela internet de tentar encontrar uma brecha.