Foi mais um grande fim de semana para a X, com a tentativa de assassinato do ex-presidente Donald Trump gerando muita conversa no aplicativo. Embora os detalhes, como sempre, precisem de alguma análise. Hoje, o dono da X, Elon Musk, afirmou que a plataforma atingiu um novo “recorde histórico” de uso.
🌍 O uso atingiu um novo recorde histórico ontem com 417 bilhões de segundos de usuário globalmente! Nos EUA, os segundos de usuário alcançaram 93 bilhões, 23% acima do recorde anterior de 76 bilhões.
Os Números de Uso
Explicando isso, Musk diz que a X viu “417 bilhões de segundos de usuário globalmente” em um único dia, o que equivale a 27,8 minutos por usuário, com 250 milhões de usuários ativos diários. Isso é bastante, mas não tanto quanto a X afirmou em março, quando disse que os usuários passam 30 minutos por dia no aplicativo em média.
Você está absolutamente certo @XNews. 250 milhões de pessoas usam a X todos os dias. 550 milhões de pessoas visitam a praça mundial todos os meses. Em média, os usuários passam 30 minutos por dia na X.
Conflito nos Dados
Então, ou não é um recorde, ou a X cometeu um erro em seus relatórios anteriores. Suspeito que seja o caso, porque 417 bilhões de segundos também equivale a 6,95 bilhões de minutos, bem abaixo dos 8 bilhões que a X também afirmou em março.
A X tem mais de 8 bilhões de minutos ativos diários em média até agora em 2024, um aumento de 10% em relação ao ano passado.
O Que Os Dados Significam
A alegação de Musk de 93 bilhões de segundos de usuário só nos EUA também equivale a 15,5 minutos por usuário, em média, assumindo 100 milhões de usuários nos EUA (o que a X já havia afirmado). Isso não é um uso particularmente alto por pessoa, e, olhando para os números, realmente, é difícil medir o que qualquer um desses dados realmente significa, pois não temos informações suficientes para medir como os segundos totais de usuário se aplicam ao alcance e à ressonância entre os usuários da X.
Transparência e Confusão
A única suposição que podemos fazer é que a X está alcançando menos pessoas, por isso mudou para relatar segundos cumulativos em vez disso. Entretanto, ao mesmo tempo, a X é uma ferramenta valiosa para eventos de última hora, particularmente devido à aversão do Meta ao mesmo para seu aplicativo Threads semelhante ao Twitter. Portanto, a X, sem dúvida, está vendo um bom desempenho, e deve se orgulhar do seu uso durante eventos como este.
No entanto, seus próprios dados são confusos e complicados, e aparentemente se contradizem com tanta frequência que é difícil saber o que qualquer um dos seus números de uso realmente significa. Do ponto de vista do marketing, os anunciantes querem saber quantas pessoas podem alcançar, quanto tempo as pessoas estão engajadas e com quais elementos estão interagindo. Com base nisso, podem tomar uma decisão informada sobre como atingir as pessoas no aplicativo, mas não estou certo de que os dados da X forneçam essa visão.
Em vez disso, parece uma tentativa contínua de obscurecer os declínios de uso, estejam ocorrendo ou não, porque a X não consegue se decidir sobre suas próprias figuras de desempenho. Se a X quer ser transparente, como Musk diz, deveria publicar dados completos de uso, incluindo usuários, e permitir um exame mais amplo de seu desempenho.