Parece que os números relatados pelo X podem estar errados, ou que ele possa estar perdendo público à medida que mais mudanças são implementadas por Elon Musk e sua equipe.
Análise da Apptopia
De acordo com uma nova análise da Apptopia, que rastreia os hábitos de uso de mais de 100.000 usuários de aplicativos móveis, X atualmente tem cerca de 121 milhões de usuários ativos diários. Esse número é muito menor do que os 253 milhões relatados pelo próprio X.
Conforme relatado por Big Technology:
“Desde que Musk comprou a empresa em outubro de 2022, ela perdeu cerca de 13% de seus usuários ativos diários. E sua mudança de nome de Twitter para X acelerou a queda.”
Engajamento de X segundo a Apptopia
A análise da Apptopia também sugere que aqueles que estão usando o aplicativo o fazem tanto quanto sempre. Não houve impacto negativo significativo no tempo médio gasto, e a chegada do Threads não teve um impacto direto no declínio do X até agora.
No entanto, os números indicam que o X não está indo tão bem quanto Musk e a CEO Linda Yaccarino têm sugerido em suas diversas apresentações ao público.
Muitas questões surgiram sobre as métricas de uso do X, e, em particular, sobre a precisão das afirmações de Musk de que a plataforma atingiu vários “recordes” de engajamento desde que ele assumiu.
Questões sobre os números
E não são apenas as métricas em si, mas os detalhes dentro delas. Por exemplo, X afirmou que a plataforma atingiu um novo recorde de 250 milhões de usuários ativos diários monetizáveis (mDAU) poucas semanas após Musk assumir. No entanto, Elon, tentando se livrar de sua oferta de aquisição de $44 bilhões, também afirmou que 20% dos usuários da plataforma eram bots.
Isso significaria que o X não apenas adicionou mais 12 milhões de usuários em relação ao seu relatório do segundo trimestre de 2022, mas também substituiu cerca de 47,6 milhões de perfis falsos por pessoas reais nesse mesmo período.
Perspectiva de Marketing
Esta é uma visão interessante sobre o desempenho do X, que também teve uma queda de 60% na receita publicitária em relação ao ano anterior. As ofertas de assinatura, que deveriam compensar as perdas de receita com anúncios, também estão com dificuldades.
Mas Elon e sua equipe estão focados em outras estatísticas, com o dono do X regularmente divulgando novas métricas, como ‘minutos de usuário sem arrependimentos’ e ‘segundos cumulativos de usuário’.
Talvez, essas estatísticas alternativas mostrem que o X está realmente melhorando sua experiência de uso, mesmo que tenha um público menor no geral. A visão de Elon para o aplicativo pode estar se alinhando.
O tempo dirá, mas com o Threads ganhando tração recentemente, parece haver uma crescente oportunidade para um concorrente do X, já que o engajamento está abaixo do que a própria empresa relata.