Apesar das constantes previsões de seu fim, e inúmeras declarações nesse sentido, o Facebook continua forte, atraindo mais usuários, mesmo após 20 anos de existência.
Sim, esta semana marca o 20º aniversário de “The Facebook”, o projeto paralelo de Mark Zuckerberg em Harvard, que se tornou uma potência global, usada por quase metade de todas as pessoas do planeta.
De fato, no último levantamento, o Facebook possui mais de 3 bilhões de usuários ativos mensais.
Para colocar isso em perspectiva, a população mundial é de cerca de 8 bilhões, e com 1,4 bilhão de pessoas na China, onde os aplicativos da Meta não estão disponíveis, e cerca de 25% da população global com menos de 15 anos (é preciso ter 13 anos para se inscrever no Facebook), isso sugere que a maioria das pessoas que pode acessar o Facebook realmente o faz, regularmente.
Além disso, o uso do Facebook ao longo do tempo está aumentando, em termos de quantidade de usuários ativos mensais que fazem login diariamente.
Meta Q4 2023
Você pode ver as porcentagens no final deste gráfico, que refletem a quantidade de usuários ativos mensais do Facebook que estão fazendo login diariamente.
Embora o Facebook possa não ser mais o aplicativo mais “cool”, e possa ter perdido seu apelo, especialmente entre o público mais jovem, ele ainda é um conector crítico, de várias maneiras. As próprias estatísticas da Meta também mostram que as pessoas têm passado mais tempo no Facebook devido às suas recomendações de conteúdo por IA avançadas. Assim, mais pessoas, fazendo login mais frequentemente, que agora também passam mais tempo no feed do Facebook.
Acredito que houve alguns impactos ao longo do tempo, em relação ao tempo total gasto. Dados de terceiros sugerem que os usuários do TikTok, por exemplo, passam muito mais tempo naquele aplicativo do que os do Facebook, com o YouTube também vendo um uso mais engajado.
O Facebook parece ter perdido alguma tração aqui. Mas, novamente, está recuperando, à medida que se transforma mais em uma fonte de entretenimento, além de uma ferramenta de conexão.
E se a Meta conseguir fazer do Facebook ambos, isso poderá garantir que ele permaneça o aplicativo social mais relevante para a maior amplitude de usuários por mais tempo.
Para fornecer uma perspectiva sobre o crescimento do Facebook, a equipe da Statista montou este gráfico do crescimento da Rede Social.
O fato de que a linha laranja está subindo novamente é um indicador significativo, que sublinha a dominância e a ressonância do gigante social de Zuckerberg.
Foi uma jornada turbulenta, com muitos desafios e vários problemas. Mas é incrível considerar que a próxima geração de adultos nunca viveu em um mundo onde o Facebook não fosse uma ferramenta de conexão relevante.
Se isso não sublinha seu valor potencial como uma ferramenta de marketing, não sei o que sublinhará.