As plataformas sociais estão sempre mudando, buscando alinhar seus algoritmos e interface com os comportamentos de engajamento mais recentes para maximizar o uso, reter audiência e manter a relevância diante das mudanças nas tendências de marketing em mídias sociais.
Isso pode ser frustrante para aqueles que tentam usar essas plataformas para fins comerciais.
O Facebook é o exemplo mais óbvio, com suas mudanças sísmicas contínuas, desde a introdução do algoritmo do Feed de Notícias até suas mudanças para vídeo, o reenfoque no conteúdo de amigos e família, Stories, Reels, etc.
É o suficiente para fazer um profissional de marketing em mídias sociais perder a cabeça tentando acompanhar, mas ao mesmo tempo, o Facebook também está tentando se atualizar, à medida que os usuários se cansam de uma coisa e mudam para outra. Porque se o Facebook não conseguir acompanhar, acabará como o MySpace.
Em outras palavras, a mudança é inevitável, e sua estratégia precisará acompanhar.
Então, quais são os elementos-chave de foco a serem observados nas principais plataformas em 2024?
Abaixo está uma visão geral de algumas considerações-chave.
1. Facebook
Apesar de parecer perder relevância recentemente, o Facebook permanece a maior plataforma de mídia social em uso e, portanto, um foco chave para o marketing em mídias sociais.
Então, no que o Facebook está focando em 2024, e como isso se relaciona com seus esforços de marketing?
Felizmente, o Facebook detalhou exatamente isso em um recente evento “Performance Talks”:
- Mensagens — Com o tempo, mais e mais pessoas estão compartilhando suas atualizações em grupos privados em aplicativos de mensagens, em vez de postar atualizações em seus feeds sociais. As razões para isso são variadas, mas, dada a tendência, faz sentido que as empresas também procurem se conectar com os consumidores por meio de plataformas de mensagens, onde puderem. O Facebook está desenvolvendo várias opções nesse sentido, com seus anúncios Click to Message, em particular, vendo um crescimento significativo. Considerar como você pode aproveitar essa mudança pode ser chave.
- Reels — Sim, o Meta ainda está muito interessado em Reels, e com mais de 200 bilhões de reproduções de Reels em seus aplicativos todos os dias, isso também faz muito sentido. Focar na criação de vídeos curtos ajudará você a aproveitar essa mudança, com o Facebook provavelmente continuando a priorizar a exibição de Reels e novos produtos de anúncios de Reels.
- IA — Relatórios sugerem que o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, está encantado com a IA, e, como tal, você pode esperar ver o Meta colocar mais foco em ferramentas de IA em seus aplicativos. O Facebook já possui uma variedade de ferramentas de anúncios de IA disponíveis, e pode valer a pena explorar essas funções para entender melhor como elas podem apoiar sua atividade de marketing. Aprender os fundamentos da IA colocará você em boa posição para maximizar seus resultados de marketing.
2. Instagram
O outro aplicativo social da Meta também continua sendo uma plataforma-chave de marketing, com a Meta transformando o Instagram de um aplicativo básico de compartilhamento de imagens para uma potência de mídia desde que comprou a plataforma em 2012.
E dentro disso, a Meta também está trabalhando para usar o IG para manter a conexão com usuários mais jovens, tanto como um foco imediato de uso quanto uma ligação futura para seus projetos de próxima geração.
Aqui está o foco do Instagram este ano:
- Reels — Sim, como o Facebook, os Reels do IG continuarão sendo um foco chave, à medida que o Instagram continua a obter benefícios de engajamento ao impulsionar mais conteúdo de Reels. Como tal, você precisa considerar quais tipos de vídeo curto sua empresa pode fazer se quiser maximizar sua presença no IG.
- Notas — Elas não ressoam com todos os usuários, mas o recurso Notas na caixa de entrada do Instagram tem sido um grande sucesso, especialmente com usuários mais jovens no aplicativo. Do ponto de vista imediato, vale a pena considerar como você pode usar Notas para se conectar com públicos mais jovens, enquanto, de uma perspectiva mais ampla, isso também aponta para o crescente valor de grupos mais íntimos e discussões, ambos sendo tendências-chave para considerar no marketing em mídias sociais.
- Threads — Estou incluindo Threads dentro do Instagram por enquanto, mas está perto de se tornar sua própria coisa. A Meta encontrou uma nova veia de oportunidade, dada a migração de usuários para longe do X, e, como tal, você pode esperar ver Zuck e Cia. colocar um foco maior em Threads ao longo deste ano. Isso pode apresentar novas oportunidades de alcance e conexão, e vale a pena explorar o aplicativo antes que os anúncios cheguem (a Meta diz que introduzirá anúncios em Threads assim que atingir um bilhão de usuários).
3. X
Provavelmente o mais imprevisível dos principais aplicativos sociais, o experimento do “tudo em um” de Elon Musk no X continua sendo uma bagunça quente de conversas.
O X estabelecerá seu próprio lugar, separado do antigo aplicativo Twitter em 2024? Veja como isso pode prevalecer:
- Impulso Premium — Não é segredo que Elon e Cia. querem que você adote uma assinatura Premium e comece a pagar diretamente para usar o aplicativo. De fato, você não pode anunciar no X sem uma conta Premium, então praticamente não é preciso dizer que, se você está procurando aproveitar ao máximo o X para marketing, precisará adotar uma assinatura X Premium. Agora também há uma versão de custo mais baixo de sua marca de verificação dourada para marcas, e se você está procurando alcançar pessoas no X, pode valer a pena considerar.
- Concorrência Reduzida — Com muitos grandes anunciantes saindo do X, isso pode apresentar uma nova oportunidade para maior alcance, devido à concorrência reduzida no aplicativo. O X ainda tem cerca de 150 milhões ou mais de usuários ativos diários (não sabemos o número real porque o X parou de relatar isso), e com menos grandes marcas preenchendo todo o espaço de anúncios, talvez isso signifique mais potencial de exposição para suas campanhas.
- Foco em Vídeo — O X agora se chama uma “plataforma de vídeo primeiro” e está procurando se concentrar em conteúdo de vídeo novo e exclusivo para impulsionar mais engajamento. Como tal, pode valer a pena explorar as oportunidades de anúncios de vídeo do X e postar conteúdo de vídeo no aplicativo. O X também afirma que 100 milhões de pessoas tocam em seu feed de vídeo vertical em tela cheia todos os dias, o que pode ser outra consideração para seu impulso de conteúdo no X.
4. TikTok
O aplicativo da moda nos últimos dois anos, o momento do TikTok agora parece estar diminuindo, o que significa que ele precisará re-focar seus esforços no público que tem para maximizar seu potencial de receita.
Aqui está onde o TikTok está procurando crescer este ano:
- Vendas em fluxo — Dado o crescente valor das transações no aplicativo e o sucesso que ele viu com o comércio no aplicativo na China, o TikTok continuará a impulsionar seus projetos de vendas no aplicativo em 2024. TikToks que incluem itens à venda obtêm mais exposição, e com o TikTok procurando mudar os comportamentos do usuário em direção às compras, vale a pena considerar como você pode aproveitar isso em sua abordagem.
- Transmissão ao vivo — Da mesma forma, o TikTok também adora transmissão ao vivo e, como tal, vale a pena considerar se existem maneiras criativas e interessantes de você utilizar transmissões ao vivo em seus esforços promocionais.
- Parcerias com criadores — Por fim, o TikTok quer que mais marcas trabalhem com criadores, a fim de melhorar a qualidade do conteúdo de marca, ao mesmo tempo em que oferece mais oportunidades de monetização para os criadores, alinhando-os ainda mais ao aplicativo. Pode valer a pena considerar, embora você também possa aprender com o que os criadores estão fazendo em seu nicho para ajudar a orientar sua direção criativa.
5. LinkedIn
A rede social profissional tem sido uma vencedora silenciosa do caos no X, com muitas conversas de negócios mudando para o LinkedIn.
E, embora a plataforma não vá gerar engajamento massivo para todas as marcas, para o marketing de mídia social B2B, ela continua sendo uma consideração chave:
- Newsletters — A opção de newsletter no aplicativo do LinkedIn continua a crescer, com a leitura de newsletters triplicando no ano passado. Isso pode representar uma oportunidade chave para a estratégia de conteúdo de marcas no LinkedIn, permitindo que você forneça atualizações importantes de negócios e produtos por meio desta opção.
- Artigos Colaborativos — Os Artigos Colaborativos alimentados por IA do LinkedIn agora são o principal impulsionador de tráfego para o aplicativo, e como tal, você pode esperar ver o LinkedIn continuar a enfatizá-los em 2024. Fazer com que seu pessoal de topo contribua para esses artigos e ganhe distintivos de especialista no aplicativo pode ser uma boa maneira de ajudar a construir o reconhecimento da marca.
- Vídeo e Eventos — O LinkedIn continua a hospedar mais conteúdo de vídeo e mais eventos. Em algum momento, eu esperaria que o aplicativo tornasse ambos mais fáceis de encontrar. Isso pode apresentar novas oportunidades para marcas, e ao aproveitar o marketing de vídeo do LinkedIn agora, isso pode ajudar a aumentar sua exposição.
6. Snapchat
Apesar de suas lutas para maximizar sua receita de anúncios, o Snapchat continua sendo o líder em engajamento jovem e, como tal, deve ser uma consideração chave para todas as marcas que tentam alcançar jovens audiências por meio do marketing de mídia social.
Aqui estão algumas das oportunidades-chave do Snap para o ano que vem:
- Desenvolvimento de AR — O Snapchat continua sendo um líder em realidade aumentada, incluindo anúncios de AR do Snapchat. Se você está procurando se adiantar à próxima mudança digital, aprender sobre AR via Snap pode ser uma oportunidade chave. O Snap também continua a adicionar novas ferramentas de experiência virtual, e quanto mais você souber e entender sobre essas, melhor você estará posicionado para o futuro do AR e do metaverso.
- Colaborações com criadores — Como o TikTok, o Snap também quer que mais marcas façam parceria com criadores, e está adicionando novas ferramentas para facilitar isso. Isso pode proporcionar uma oportunidade valiosa e envolvente para seu conteúdo no Snap.
7. Pinterest
O Pinterest é o realizador silencioso do espaço de mídia social, à medida que se aproxima de 500 milhões de usuários ativos focados em compras.
E se você é um varejista, isso definitivamente deve despertar seu interesse. Veja no que ficar de olho nos próximos meses:
- Ingestão de catálogos — O Pinterest continua a melhorar seu processo de ingestão de catálogos, tornando mais fácil do que nunca vincular seus produtos ao fluxo de descoberta do Pin. E com o Pinterest também procurando facilitar uma descoberta mais ampla, por meio de ferramentas como correspondência de tipo de corpo, isso pode proporcionar uma nova oportunidade de mostrar seus produtos para públicos mais segmentados e específicos.
- Novos tipos de anúncios — Embora o vídeo também seja grande no Pinterest, ele também está lançando alguns novos tipos de anúncios que valem a pena considerar. Anúncios de vitrine e anúncios de questionários oferecem nova oportunidade para impulsionar o engajamento, o que pode ajudar a chamar a atenção nos feeds do Pin.
- Colagens criativas — O aplicativo separado Shuffles do Pinterest ganhou tração significativa nos últimos anos, proporcionando aos usuários uma maneira de criar colagens de produtos em uma exibição criativa. Isso também pode ser uma boa maneira de mostrar seus produtos de acordo com essa tendência, com sua opção de Colagem no aplicativo também agora em processo de implementação.
Como observado, as mídias sociais estão sempre mudando, e quanto melhor você puder acompanhar o comportamento de uso mais recente e as mudanças, melhor posicionado você estará para capitalizar as oportunidades relevantes.