Se X quer realmente ganhar a confiança dos anunciantes, precisa acertar os fatos. Hoje, em um post sobre a decisão de X em tomar medidas legais contra a Global Alliance for Responsible Media (GARM) e a World Federation of Advertisers (WFA) por uma suposta conspiração para impedir anunciantes de realizarem campanhas no aplicativo, a CEO de X, Linda Yaccarino, afirmou que: “Mesmo com o boicote [dos anunciantes], o uso atingiu máximos históricos. Usando uma métrica legada do Twitter, minutos ativos dos usuários, em agosto de 2022, as pessoas passaram 7,2 bilhões de minutos ativos na plataforma. Hoje, esse número é superior a 9 bilhões, um aumento de 25%.” A métrica a que Yaccarino se refere é baseada em estes dados, apresentados por Elon Musk como parte de sua apresentação inicial sobre o que o Twitter se tornaria.
Discrepâncias nos Dados de Uso
Como você pode ver neste gráfico, em novembro de 2022, quando Musk apresentou essas informações, o Twitter/X atingiu um novo patamar de 8 bilhões de minutos de usuário por dia, o que está em linha com a declaração de Yaccarino. Mas isso não é o que X relatou em outros momentos. No mês passado, X relatou que a plataforma facilitou 361,9 bilhões de segundos de usuários por dia, em média, no segundo trimestre.
Curiosa Conversão dos Números
361,9 bilhões de segundos equivalem a 6,03 bilhões de minutos por dia, 3 bilhões a menos do que Yaccarino declarou hoje. Pode haver uma explicação para isso. Como um ex-funcionário do Twitter explicou recentemente ao especialista em mídias sociais Matt Navarra, os cálculos para segundos e minutos ativos que o Twitter usava no passado são muito diferentes, com o Twitter contando qualquer segundo dentro de um minuto como, efetivamente, um minuto inteiro. “Então, um usuário poderia estar no X por 5 segundos e isso seria classificado como [um minuto ativo] porque ele esteve ativo durante aquele minuto.”
Questões sobre a Precisão dos Dados
Se for esse o caso em X, isso significa que os segundos ativos do usuário são uma medida significativamente mais precisa, como X alegou. Mas isso também pode significar que há uma discrepância potencial de 30% entre as duas estatísticas. E o que isso significa em termos do uso real de X? Bem, de acordo com a contagem de segundos ativos dos usuários de X, publicada no mês passado, os 250 milhões de usuários ativos diários da plataforma estão atualmente gastando, em média, 24,13 minutos por dia usando o aplicativo.
Comparações de Uso Ativo
Em março, X alegou que eram na verdade 30 minutos por dia por usuário. Você está absolutamente certo @XNews. 250 milhões de pessoas usam X todos os dias. 550 milhões de pessoas visitam a praça global todo mês. Em média, os usuários passam 30 minutos por dia no X.
Confusão nas Métricas
Então, talvez, para isso, eles estavam usando o mesmo cálculo de minutos ativos. Para contextualizar, 9 bilhões de minutos por dia, que Yaccarino diz ser o uso atual, equivaleria a 36 minutos por usuário/por dia. Mas essencialmente, de alguma forma, X acabou compartilhando uma variedade de estatísticas de uso diferentes, baseadas em cálculos e metodologias diferentes, o que só serve para confundir a perspectiva real de uso e levantar questões sobre suas figuras.
Crescimento Real do Uso de X
Então, com base em tudo isso, o uso de X está realmente crescendo ao longo do tempo? Bem, não em termos de usuários ativos diários, e aparentemente não em termos de tempo gasto no aplicativo. A menos que você esteja calculando com base em minutos ativos de usuário. O que X está fazendo, mas também não está. Não sei, mas parece que atualmente X está sendo usado por 250 milhões de pessoas por dia, e que cada uma está usando por 24 minutos em média. E considerando que a contagem de usuários ativos diários de X não está aumentando, se a contagem de segundos ativos aumentasse, significaria que as pessoas que estão usando X atualmente estão usando-o com mais frequência. O que faz sentido e são boas estatísticas, então não sei por que X continua obscurecendo-as com essas outras métricas.