Como Elon vai à luta contra a indústria de publicidade, X também está ajudando os usuários a evitarem anúncios no aplicativo. Aqueles que pagarem pelo X Premium+, seu pacote de assinatura mais caro, agora terão uma experiência totalmente livre de anúncios.
Assinatura X Premium+ Sem Anúncios
Não haverá mais anúncios, em nenhum lugar no X. O Premium+ agora é totalmente livre de anúncios. Inscreva-se via https://t.co/TJn5WfMiAP
A ausência de anúncios sempre fez parte do pacote Premium+ do X, mas isso não se aplicava a todos os lugares onde anúncios podiam ser exibidos. O elemento original de “sem anúncios” era definido como:
“Os assinantes do nível Premium+ não veem anúncios nas linhas do tempo For You e Following. Essa funcionalidade não se aplica a conteúdo promovido em outros lugares do X, incluindo, mas não se limitando a, anúncios em perfis, respostas a posts, visualizador de mídia imersiva, eventos promovidos no Explore, tendências promovidas e contas promovidas a seguir.”
Atualização do Pacote Premium+
Agora, a redação atualizada para esse elemento do Premium+ diz:
“Os assinantes do nível Premium+ terão uma experiência livre de anúncios na maioria das áreas do X, incluindo a linha do tempo For You, a linha do tempo Following, respostas a posts e perfis, garantindo uma experiência de conteúdo mais suave e sem interrupções.”
Nota: Anúncios em respostas a posts não serão exibidos para assinantes do Premium+. O X observa que assinantes do Premium+ ainda podem “ocasionalmente” ver conteúdo patrocinado fora do inventário padrão de anúncios do X. Mas, em sua maioria, livre de anúncios agora significa exatamente isso, com aqueles que pagam mais para usar o app podendo eliminar quase todos os anúncios da visão.
O Objetivo de Musk: Reduzir a Dependência de Anúncios
Isso está alinhado com o desgosto de Musk por anúncios, além de sua missão mais ampla de afastar o X dos anúncios como principal fonte de receita. Como parte do plano inicial de Musk para assumir o controle, ele delineou sua ambição de gerar 50% da receita do X a partir de assinaturas, reduzindo a necessidade de receitas publicitárias.
Isso resolveria os desafios de receita do X, uma longa luta para a empresa, enquanto também reduziria a necessidade de atender às exigências dos anunciantes em torno da moderação, o que Musk vê como censura forçada.
Conflito Legal e Queda na Receita Publicitária
De fato, esse último elemento está no cerne da nova ação judicial do X contra a Global Alliance for Responsible Media (GARM) e seu coordenador-chefe, a World Federation of Advertisers (WFA), que o X afirma terem participado de um esforço coordenado para afastar anunciantes do X, a fim de exercer mais controle sobre suas decisões de moderação.
Na visão do X, isso é uma violação de seus princípios de liberdade de expressão, por isso está reagindo. Mas, independentemente do resultado, o resultado final é que, devido à abordagem mais leniente de moderação de Elon Musk, e ao conteúdo que pode ser compartilhado no aplicativo, mais anunciantes estão repensando suas campanhas no X. Isso fez com que o X sofresse uma queda de mais de 50% na receita publicitária desde que Musk assumiu a empresa.
Importância das Assinaturas para a Sustentabilidade
Por isso, o X precisa que mais de seus usuários paguem por assinaturas do X. E, aparentemente, ainda tem um núcleo de usuários apaixonados, mesmo que as assinaturas do X Premium não tenham sido tão populares quanto Musk esperava. Embora o X não tenha aumentado sua contagem de usuários ativos diários em 20 meses, relatou que o tempo total gasto no aplicativo está aumentando. Isso sugere que muitos de seus usuários mais dedicados estão usando o aplicativo cada vez mais, o que também pode indicar que estão aumentando seu apego a ele e, assim, podem ser mais propensos a comprar uma assinatura em algum momento.
Impacto nas Receitas dos Criadores de Conteúdo
Porém, também vale notar que se mais pessoas aderirem ao nível Premium+ realmente sem anúncios, isso também diminuirá o potencial de monetização para os principais criadores do X. O programa de compartilhamento de receita de anúncios dos criadores do X permite que criadores recebam uma parte da receita de anúncios com base nos anúncios exibidos em suas respostas a posts.
Assim, quanto mais respostas um criador gerar com seu conteúdo, mais anúncios são exibidos, mas cada nova pessoa que se inscreve no X Premium+ agora efetivamente reduzirá a audiência para esses anúncios. Portanto, os usuários mais apaixonados do X, que provavelmente são os que mais se beneficiam do esquema, também estariam reduzindo sua receita coletiva ao pagar pelo Premium+.
Além disso, é preciso se inscrever no X Premium, o segundo nível mais alto, para acessar o programa de compartilhamento de receita de criadores, e é necessário pagar pelo Premium+ para acessar os Artigos do X. Portanto, efetivamente, o X está pedindo que seus principais usuários paguem por um esquema que reduzirá a renda cumulativa para outros principais usuários.
É uma venda estranha, mas, novamente, o X também sabe que o YouTube Premium teve um sucesso sólido, em grande parte porque permite que os usuários evitem anúncios. Duvido que isso tenha o mesmo apelo no X, já que os anúncios do X não são tão disruptivos. Mas talvez, uma oferta mais ampla sem anúncios tenha mais apelo. Mesmo que reduza os ganhos dos criadores no aplicativo.