A Meta está tentando combater a pirataria de conteúdo no Threads, experimentando uma nova funcionalidade que facilita para os usuários compartilhar mídia no aplicativo, ao mesmo tempo que dá crédito ao autor original.
Como você pode ver em este exemplo, postado pelo pesquisador de aplicativos Alessandro Paluzzi, o Threads está testando internamente uma nova opção “Usar mídia”, além de “Repostar” e “Citar”, permitindo que os usuários deem sua própria opinião sobre um vídeo ou imagem, enquanto reconhecem a fonte original. Isso pode ser uma opção útil e, embora não impeça todos os usuários de republicarem memes e clipes de vídeo como se fossem seus, adicionar uma maneira simples de compartilhar pode incentivar muitos a seguir esse caminho, construindo um ecossistema melhor para os criadores.
Criadores Atribuídos
Dar crédito para o conteúdo original se tornou uma prioridade maior para o Instagram recentemente, pois busca aumentar seu apelo entre a comunidade de criadores e manter os principais usuários postando na plataforma. Em abril, o Instagram anunciou que começou a remover contas agregadoras de suas recomendações de contas e conteúdo, para desincentivar aqueles que ganham popularidade repostando criações de outras pessoas.
Sistemas Atualizados de Detecção
O Instagram também agora possui um sistema para trocar repostagens pelo conteúdo original no feed de Explorar, com seus sistemas de detecção atualizados capazes de determinar o perfil de origem em muitos casos. A opção “Usar mídia” no Threads está na mesma linha, fornecendo mais uma maneira de creditar e reconhecer criadores facilmente, ao invés de apenas clicar com o botão direito e salvar o trabalho deles.
Desafios do Copyright na Web
O copyright na web, em geral, tornou-se ainda mais confuso na era da IA generativa, com a definição de verdadeira propriedade criativa assumindo novas dimensões. Isso também relaxou as opiniões de algumas pessoas sobre reutilização e créditos. Portanto, facilitar o uso apropriado é essencial. É por isso que fornecer uma opção de um clique para reutilizar conteúdo e compartilhar crédito seria uma boa iniciativa, e poderia ser uma adição valiosa no processo do Threads em geral. A opção está em testes iniciais, sem previsão de lançamento até o momento.