TikTok implementou novas restrições em anúncios direcionados a adolescentes no aplicativo, além de adicionar mais controles de dados e elementos de divulgação atualizados para melhorar a transparência no processo de segmentação de anúncios. A maior mudança é uma atualização nas opções de segmentação para adolescentes, com os anunciantes não podendo mais alcançar adolescentes nos EUA usando segmentação personalizada e seleções de campanhas. Segundo TikTok: “Os anunciantes agora só poderão alcançar adolescentes usando algumas opções de segmentação ampla, como localização, idioma e informações relacionadas ao dispositivo.” Isso garantirá que os dados dos adolescentes não sejam explorados por anunciantes para influenciar seu pensamento.
Novas Regras para Anúncios Direcionados a Adolescentes
A Meta implementou as mesmas restrições há vários anos para garantir que adolescentes não sejam alvos de anúncios, limitando também o uso de dados pessoais de jovens usuários. Agora, o TikTok está se alinhando, embora, com cerca de 25% de seu público com menos de 20 anos, o impacto dessa mudança possa ser significativo. Os anunciantes ainda podem alcançar esses usuários com base em tendências mais amplas, o que continua sendo um fator importante no engajamento geral dos adolescentes. Mas é uma consideração a mais no processo de marketing no TikTok.
Mais Controle para os Usuários
O TikTok também está dando aos usuários mais controle sobre seus interesses registrados no aplicativo, relacionados ao conteúdo de anúncios que são exibidos. Por exemplo, os usuários podem escolher ver mais ou menos anúncios relacionados aos seus interesses em “Esportes ao Ar Livre” ou “Jogos de Corrida”. Os usuários poderão visualizar e personalizar os tópicos de anúncios que o TikTok identificou como relevantes para seus interesses.
O TikTok também adicionou um novo recurso “Desconectar Anunciantes”, que permite aos usuários impedir que dados fora do TikTok compartilhados por anunciantes específicos sejam usados para exibir anúncios personalizados. Além disso, a função “Limpar Minha Atividade” foi totalmente implementada, permitindo aos usuários desconectar qualquer dado de atividade fora do TikTok compartilhado por parceiros de anúncios associado à sua conta.
Requisitos de Divulgação de IA para Anunciantes
Por fim, o TikTok está adicionando novos requisitos de divulgação de IA para parceiros de anúncios: “Agora permitiremos que os anunciantes usem uma opção de auto-declaração no TikTok Ads Manager para declarar um anúncio como gerado por IA. Os usuários do aplicativo TikTok poderão identificar esse conteúdo comercial (anúncios pagos) através de um rótulo AIGC colocado no anúncio.”
Como você pode ver neste exemplo, anúncios que utilizam IA agora também precisarão ser rotulados como tal, para cumprir as novas regras de anúncios do TikTok. Isso é importante, considerando que o TikTok também busca permitir que marcas criem seus próprios influenciadores virtuais para vender seus produtos no aplicativo.
Agora, esses avatares de IA, que são muito populares no mercado chinês, precisarão ser rotulados como tal, garantindo que os usuários saibam que estão interagindo com uma persona digital, e não uma pessoa real. E mais uma vez, seguindo seu sucesso na China, o TikTok espera que esses novos personagens de IA aumentem a atividade de compras no aplicativo. Nem todas as tendências do mercado asiático traduzem-se para o ocidental, e será interessante ver como os consumidores ocidentais respondem a isso. Já vimos humanos reais agindo como robôs ganharem muita popularidade no aplicativo. Será que os robôs reais terão o mesmo sucesso?
As novas atualizações de controle de dados e restrições de anúncios do TikTok entraram em vigor em 1º de julho.