A próxima fase do TikTok está chegando, com alguns usuários agora vendo a opção de fazer uploads de vídeos de 30 minutos no aplicativo.
Como você pode ver neste exemplo, compartilhado pelo especialista em mídias sociais Matt Navarra, o TikTok está testando a nova opção de upload de 30 minutos na versão beta do aplicativo.
O que, se você tem prestado atenção, não é realmente uma grande surpresa.
O TikTok vem aumentando constantemente seu limite máximo de postagem há anos, começando originalmente com clipes de 15 segundos, que foram estendidos para 60 segundos, depois 3 minutos, 5 minutos e, em seguida, para 10 minutos em 2022.
Em outubro passado, o TikTok começou a experimentar uploads de 15 minutos, então a tendência de clipes mais longos não é nova.
Embora 30 minutos provavelmente seja o limite superior, baseado na versão chinesa do aplicativo. Douyin, que é o TikTok na China, expandiu seu limite de upload para 30 minutos por clipe em 2022, e ainda não foi além disso.
E presumivelmente, o Douyin também teve boa resposta a esse limite de tempo mais longo, o que é o motivo pelo qual o TikTok agora está buscando implementar o mesmo, embora pareça um longo tempo para assistir a um clipe do TikTok em fluxo contínuo.
Os usuários realmente se adaptarão a clipes com duração de programas de TV no aplicativo?
Acho que alguns se adaptarão, e se o TikTok já tem a infraestrutura para suportar isso, com base em sua experiência com o Douyin, será capaz de realizar uploads mais longos e oferecer mais capacidade para criadores no aplicativo.
Isso também incluirá maior potencial de monetização, com base em anúncios pré e durante o vídeo, que podem ser atribuídos diretamente ao criador. Isso tem sido um grande desafio para o TikTok, em facilitar a monetização eficaz e manter os criadores alinhados ao seu aplicativo. O YouTube pode oferecer um potencial de receita melhor, pois compartilha a renda de anúncios exibidos em cada clipe, mas em vídeos mais curtos, de 30 segundos, isso não é possível, pois você não pode usar abordagens pré e durante o vídeo, e não pode atribuir diretamente a visualização de anúncios exibidos entre clipes mais curtos.
Uploads de 30 minutos poderiam oferecer alguma solução nesse aspecto e ser mais um passo em direção à expansão do compartilhamento de receita para criadores do TikTok.
E talvez funcione, talvez já tenha funcionado no Douyin, e talvez eu esteja subestimando a capacidade de atenção do público-alvo do TikTok.
De qualquer forma, é mais um passo para o TikTok, enquanto busca se tornar um destino maior para entretenimento, e não apenas uma ferramenta de engajamento suplementar para criadores de vídeos mais longos.