Parece que o TikTok tem algumas preocupações significativas sobre seu crescimento, com base em seus últimos esforços para atrair novos usuários. De acordo com um relatório desta semana da The Information, o TikTok tem procurado atrair novos usuários nos EUA através de um esquema que oferece descontos quando você convida amigos de outros aplicativos. A especialista em economia de criadores, Lia Haberman, também observou essa nova promoção no aplicativo, que descreve incentivos para convidar criadores do YouTube e do Instagram com muitos seguidores para o TikTok.
Incentivo com Cartões-Presente da Amazon
Como você pode ver, este novo programa de incentivo do TikTok recompensa os usuários com cartões-presente da Amazon se conseguirem que YouTubers com mais de 10 mil seguidores e usuários do Instagram com 100 mil seguidores se cadastrem no TikTok. Isso parece um pouco desesperado e como se o TikTok estivesse sem ideias para crescer, já que está recorrendo a recompensas em dinheiro e descontos para obter mais usuários.
Crescimento do TikTok em Declínio
E isso pode ser verdade, com vários relatos sugerindo que o crescimento do TikTok estagnou e está até diminuindo em algumas regiões. O aplicativo de vídeos curtos alcançou um bilhão de usuários em 2021, mas desde então, não forneceu nenhuma atualização oficial sobre sua contagem de usuários ativos. Relatos externos sugeriam que o TikTok ultrapassaria 1,5 bilhão de usuários em 2022, mas devido a restrições em algumas regiões (principalmente Índia) e outros desafios, o TikTok nunca anunciou esse número oficialmente e não relatou muito sobre seu crescimento desde então.
Analisando os dados que eles relataram, fica claro que perderam parte do ímpeto do crescimento. Nos EUA, onde o TikTok também está enfrentando uma possível proibição, o TikTok atualmente tem 170 milhões de usuários, subindo dos 150 milhões relatados em março de 2023, enquanto na Europa, suas divulgações DMA mostram que o TikTok adicionou apenas 6 milhões de usuários entre outubro de 2023 e abril de 2024.
Programas de Incentivo na Europa
O TikTok tentou algo semelhante na Europa, com seu programa “TikTok Lite” oferecendo incentivos para o uso contínuo do TikTok.
Como você pode ver neste exemplo (em francês), os explicadores informam os usuários que eles podem ganhar pontos descobrindo e curtindo vídeos no aplicativo. O TikTok lançou o programa na França e na Espanha de forma limitada, antes de chamar a atenção dos oficiais da UE, que levantaram preocupações de que o esquema pode violar o DSA. O TikTok agora cancelou a iniciativa, com medo de multas da UE.
Mas novamente, a existência desse programa carrega um toque de desespero, de uma plataforma que está perdendo lentamente sua influência e está preocupada com sua relevância contínua. Para ser claro, o TikTok ainda é extremamente popular, mas as preocupações com a privacidade de dados parecem estar afastando alguns usuários. Adicione a isso a crescente popularidade do Instagram Reels e do YouTube Shorts, e sua proposta de valor chave foi significativamente diluída, com ambos os aplicativos também oferecendo opções expandidas de seguidores e engajamento para incentivar os criadores.
Desafios Futuros
Enquanto isso, o TikTok se arrisca a perder espaço. E se for proibido nos EUA, como parece ser o caso, isso pode ser um grande golpe para suas ambições de crescimento e seu futuro em outros mercados. A ameaça de remoção nos EUA também significa que o TikTok não é atualmente uma base estável para criadores, o que é outra razão pela qual eles estão afastados. E um cartão-presente da Amazon de $300 é improvável de mudar isso, o que aponta para preocupações futuras para a plataforma, novamente, se a pressão de venda se concretizar.
Assim, enquanto o TikTok é um aplicativo importante no presente, você pode entender por que ele está cada vez mais preocupado com suas oportunidades. Sua remoção nos EUA veria muitos dos seus principais criadores imediatamente removidos do aplicativo, o que poderia fazê-lo perder espaço muito rapidamente, daí a necessidade de abordar isso agora, antes que seja tarde demais. Mas, não estou certo de que haja algo que o próprio TikTok possa fazer aqui, além de contestar a lei de venda nos EUA (o que eles estão fazendo).
Essencialmente, o TikTok está em um padrão de espera até sabermos com certeza se a lei de venda nos EUA será definitivamente promulgada. E até lá, o futuro do TikTok estará em jogo, não apenas nos EUA. Parece loucura que uma plataforma com um bilhão de usuários possa estar em risco tão alto, mas uma congregação de fatores únicos está claramente pressionando o negócio.