Na semana passada, uma era das redes sociais chegou ao fim, e talvez você nem tenha notado. Na sexta-feira, X, a plataforma anteriormente conhecida como Twitter, mudou do domínio “twitter.com” para “x.com” para todos os seus sistemas principais. Todos os sistemas principais agora estão em https://t.co/bOUOek5Cvy pic.twitter.com/cwWu3h2vzr— Elon Musk (@elonmusk) 17 de maio de 2024. Não, isso não é o novo logo do X, é um design antigo que o dono do X, Elon Musk, criou em 1999, quando começou a trabalhar no que queria que o X fosse. Sim, Elon vem trabalhando no X e queria lançar um site sob o URL X.com há 25 anos. E agora, está um passo mais perto, pelo menos no nome, o que também significa que a maioria do que o Twitter foi uma vez agora se foi, em presença, em espírito, etc. Embora, efetivamente, o Twitter ainda permaneça.
Para os Usuários Comuns, Pouca Coisa Mudou
Para a maioria dos usuários comuns que não prestam muita atenção aos detalhes de propriedade de aplicativos sociais, o X é o mesmo de sempre, fornecendo um feed direto de atualizações em tempo real sobre uma ampla variedade de tópicos, todos os dias. E ele continua sendo o líder nesse espaço. Se há um grande evento de notícias no mundo, a maioria das pessoas ainda se volta para o X. Para cobertura esportiva e engajamento, discussão ao vivo de programas de TV, notícias da indústria do entretenimento, etc., o X ainda é o lugar para estar.
Nenhum Concorrente Conseguiu Destronar o X
Diversos candidatos tentaram entrar para reunir aqueles que ficaram insatisfeitos com as mudanças de Elon no aplicativo, mas nenhum conseguiu superar o X até agora. E embora o X não esteja crescendo (o X tem mantido 250 milhões de usuários ativos diários desde novembro de 2022), ele também não está diminuindo, o que sugere que nenhum dos seus vários concorrentes realmente tomou seu lugar até agora. Alguns tiveram relativo sucesso, a maioria colapsou. Mas o X, quer você goste ou não, quer você use ou não, continua sendo uma consideração relevante.
Notas da Comunidade: Uma Ferramenta Eficaz
Enquanto as várias mudanças de Elon no aplicativo foram controversas, houve pontos positivos. As Notas da Comunidade foram um destaque importante, com Elon movendo rapidamente o sistema de checagem de fatos colaborativo, anteriormente chamado “Birdwatch”, para um elemento maior de moderação.
O benefício para o X é duplo. Primeiro, fornece um meio para os usuários adicionarem checagens de fatos e, essencialmente, se auto-moderarem, em vez de a administração do X ter que decidir o que é aceitável ou não no aplicativo. Também reduz a dependência do X em pessoal de moderação, e com Musk procurando cortar pessoal o máximo possível, isso funciona como uma medida importante de economia de custos. E é benéfico. Postagens com Notas da Comunidade têm menos engajamento e menos amplificação geral, então é uma ferramenta eficaz na redução da disseminação de informações falsas, pelo menos até certo ponto.
Desafios em Meio a Mudanças
No entanto, ainda leva um tempo para que as Notas apareçam, e se alguma plataforma realmente precisa de moderação imediata em tempo real para limitar a disseminação de informações falsas, é o X. O que significa que as Notas da Comunidade não são uma solução, mas outro elemento. No entanto, Elon e sua equipe parecem confiar mais nelas do que provavelmente deveriam. Mas tem sido uma expansão positiva, enquanto é surpreendente que o X continue funcionando relativamente bem, com 80% menos funcionários. Isso, por si só, é um feito impressionante, então, embora tenha havido controvérsias, a mudança para o X também trouxe pontos positivos, que mudaram a plataforma para melhor. Em alguns aspectos. Em outros, o X piorou bastante.
O Futuro do X
Relatórios indicam que o discurso de ódio e o abuso estão aumentando no aplicativo, e atualmente, apesar dos cortes massivos de pessoal de Elon, o X ainda não está no caminho da lucratividade. Segundo Elon e a CEO do X, Linda Yaccarino, em um momento no início deste ano, ele estava. Mas as posições e opiniões controversas de Musk continuam afastando os anunciantes, e com as assinaturas do X Premium ainda estagnadas, e o X sob um enorme fardo de dívidas devido à compra de Musk, é difícil ver como ele voltará ao caminho certo. Para contextualizar, a X Corp, empresa-mãe do X, está atualmente comprometida com pagamentos de juros de cerca de $1,5 bilhão por ano. O X recebeu $2,5 bilhões em receita total em 2023, então você pode ver como, combinado com as despesas operacionais, o X já está enfrentando dificuldades.
A Visão de Elon para o X
Mas Elon tem um plano, e dado seu sucesso passado com empreendimentos empresariais aparentemente impossíveis, ninguém está disposto a apostar completamente contra ele ainda. Em 1999, quando Musk originalmente apresentou sua visão para o X.com, ele delineou um portal bancário online mais avançado, que essencialmente traria todos os elementos de um banco regular para o online. A visão de Musk era que isso revolucionaria toda a indústria financeira, expandindo o PayPal (do qual Musk também foi um dos fundadores) para o próximo estágio. Mas isso nunca aconteceu, embora ainda seja o foco principal do plano mais amplo de Musk para o X hoje.
Em outubro passado, Musk reiterou seu plano de banco online: “Quando digo pagamentos, eu realmente quero dizer toda a vida financeira de uma pessoa. Se envolver dinheiro, estará na nossa plataforma, dinheiro ou valores mobiliários ou qualquer outra coisa. Então, não se trata apenas de enviar $20 ao meu amigo. Estou falando de, tipo, você não precisará de uma conta bancária.” O X.com está atualmente no processo de garantir licenças de transmissor de dinheiro em cada estado dos EUA, que é o primeiro passo para essa grande visão, embora ainda tenha um longo caminho a percorrer antes que o X.com se torne a estrutura bancária que Musk imagina.
Mas talvez o X consiga. Talvez, todos esses elementos se unam em algum momento, e Elon traga seu grande plano à realidade, apesar dos céticos. E talvez, também, sua abordagem alinhada à “liberdade de expressão” ganhe mais tração, e o X ganhe mais espaço. Talvez a próxima eleição nos EUA seja o evento que incline mais pessoas a favor do X, e as coisas mudem para o aplicativo. Mas independentemente disso, o X.com está agora aqui, no lugar do que o Twitter.com foi. Eles não são a mesma plataforma, e não têm os mesmos objetivos. E enquanto você ainda pode encontrar algumas referências ao passarinho no aplicativo, Elon parece determinado a apagar sua história, em vez de prestar homenagem ao que se tornou uma das marcas mais reconhecíveis do mundo.