Pew Research publicou uma nova visão geral sobre como as pessoas usam as redes sociais para acessar notícias. Esta pesquisa destaca algumas tendências preocupantes à medida que nos aproximamos da temporada de eleições nos EUA. O ponto principal é que mais usuários do X agora veem o app como uma fonte importante de notícias. No entanto, os usuários de todas as plataformas estão vendo regularmente notícias falsas, destacando preocupações contínuas com o papel das redes sociais no nosso ecossistema de informação. Mas os dados sobre o uso do X podem ser os mais problemáticos. De acordo com Pew: “A maioria dos usuários de Facebook, Instagram e TikTok diz que acompanhar as notícias não é uma razão pela qual usam os sites. X (anteriormente Twitter) é a exceção a esse padrão: a maioria dos usuários do X diz que acompanhar as notícias é uma razão principal ou secundária para usar a plataforma, e cerca de metade diz que regularmente obtém notícias lá.”
O Papel do X como Fonte de Notícias
O X, listado na categoria “Notícias” na App Store, tem tentado se promover como uma fonte mais confiável de conteúdo noticioso, com o proprietário Elon Musk frequentemente criticando meios de comunicação “mainstream” por cobertura tendenciosa e inverídica. A menos que a cobertura seja favorável a ele ou às suas empresas, daí ele compartilha links para grandes meios de comunicação. Na maioria das vezes, Musk busca reformular a plataforma anteriormente conhecida como Twitter como um valioso recurso noticioso, com as “Community Notes”, aplicadas e votadas pela comunidade do X, permitindo que “as pessoas” decidam o que é verdadeiro ou não.
No entanto, isso é largamente motivado por interesses próprios, com Musk essencialmente buscando usar sua enorme base de seguidores no app para minar a confiança nos meios de comunicação, de forma que ele possa contestar qualquer cobertura que não goste. Musk faz isso regularmente, negando alegações sem oferecer quaisquer provas contrárias. O que, aparentemente, não importa, pois os meios de comunicação amplificam as alegações de Musk de qualquer forma, emprestando-lhes mais peso. Ao mesmo tempo, pesquisas mostraram que as “Community Notes” não são uma solução adequada para policiar a desinformação na app, especialmente devido à exigência de que todas as notas recebam consenso de pessoas com pontos de vista políticos opostos antes de serem exibidas. O que, em certos assuntos, nunca vai acontecer.
Mas, novamente, se Elon puder apresentar as “Community Notes” como uma solução, isso é mais um meio de dar peso a qualquer alegação que ele escolher amplificar. Porque suas postagens receberiam uma “Community Note” se o que ele dissesse estivesse incorreto, certo? Essencialmente, a reformulação do X por Musk como uma fonte de verdade dá a Elon mais controle sobre as narrativas da mídia, devido à popularidade do X como fonte de notícias. Por isso, essas novas notas do Pew são preocupantes.
O Valor do X nas Notícias de Última Hora
Os dados também mostram o valor do X como uma fonte para notícias de última hora, com a natureza em tempo real do feed do X mantendo as pessoas conectadas às atualizações mais recentes. O Threads da Meta está tentando entrar neste território, mas, ao mesmo tempo, está resistindo a determinados elementos de notícias, buscando construir uma experiência de usuário mais positiva. Isso parece estar levando o Threads a se tornar uma alternativa leve ao Twitter em alguns aspectos, com muitos esportes e notícias de entretenimento aparecendo no app, mas histórias políticas sendo rebaixadas, tornando-o uma fonte menos valiosa para todos os aspectos. Isso deixa o X como a plataforma principal nesta frente, colocando mais poder nas mãos de Musk e sua equipe para influenciar tal situação.
Preocupações com a Desinformação no X
Ainda assim, mesmo os usuários do X reconhecem que há muita desinformação no app:
Essa é uma preocupação importante na mudança mais ampla do Meta para longe do conteúdo noticioso, já que agora não há realmente uma alternativa ao X para a cobertura de notícias em tempo real, e o X também é o mais suscetível a exibir desinformação. A falsa premissa de que as “Community Notes” funcionarão como um filtro adequado dilui a rede de segurança fundamental da moderação real da plataforma, e indo para as eleições dos EUA, isso vai se tornar um ponto de preocupação maior.
Mas o Meta teve o suficiente das críticas que vêm com o conteúdo noticioso e quer se afastar disso para evitar a culpa. E isso, aparentemente, cria uma situação perigosa para a mídia noticiosa. Além disso, isso parece não ser tão bom:
Influenciadores do TikTok são mais citados como fonte de notícias e informações do que a própria mídia noticiosa. Basicamente, anos de trabalho para desacreditar e atacar a “mídia mainstream” aparentemente tiveram um efeito na percepção, que agora está vendo mais pessoas confiarem em fontes menos factuais, menos pesquisadas e menos confiáveis para notícias e informações.
O que significa que esses esforços estão funcionando, e enquanto alguns aplaudiriam o afastamento dos grandes publicadores de mídia, acredito que isso vai se tornar um ponto chave de discussão no ciclo eleitoral de 2024. Você pode ler o relatório completo de notícias sobre redes sociais do Pew Research aqui.