Se os aplicativos de redes sociais estão tentando maximizar o interesse em suas assinaturas, o Snapchat está mostrando o caminho. Na semana passada, no atualização de desempenho do segundo trimestre da Snap, a empresa relatou que seu pacote de assinatura Snapchat+ já conta com 11 milhões de assinantes pagantes.
Isso o torna o mais bem-sucedido entre as ofertas recentes de assinaturas sociais, que, no Facebook e X pelo menos, focaram mais na verificação como um benefício, diluindo o valor do produto que estão tentando vender. Isso parece um passo atrás. Então, como o Snap obteve sucesso com sua oferta? Entendendo o público e oferecendo recursos adicionais que os usuários realmente desejam.
Entendendo o Sucesso do Snapchat+
De acordo com Snap: “Em 2022, começamos o Snapchat+ com apenas seis recursos. Agora, os assinantes têm acesso a mais de 40 recursos exclusivos, incluindo Papéis de Parede de Chat, Ícones de Aplicativos Personalizados e Pets Bitmoji com IA. Nossa comunidade do Snapchat+ também foi a primeira a experimentar alguns dos nossos recursos favoritos, como o Snapchat para Web e Meu IA, agora disponíveis para Snapchatters globalmente.”
O Snapchat sempre esteve mais conectado com sua comunidade de usuários, por isso teve grande sucesso com seus recursos de AR. Porque sabe o que seus usuários desejam, e o Snapchat+ é mais um indicador dessa conexão e sintonia com sua comunidade.
Quão Sucesso é o Snapchat+?
Bem, com base nos números relatados, veja onde cada oferta de assinatura está atualmente:
(Vale notar que esses são baseados em estimativas calculadas a partir dos números relatados por cada empresa, com apenas YouTube e Snapchat publicando números de assinaturas confirmados.)
Como você pode ver, com base nos dados, o Snapchat teve uma porcentagem de adesão muito maior para o Snapchat+ do que Meta e X tiveram com suas ofertas de assinatura. Os pacotes adicionais de longa data, como LinkedIn Premium e YouTube Premium, ainda são mais populares, mas também estão no mercado há muitos anos e oferecem valor alternativo, seja melhorando as perspectivas de emprego ou removendo anúncios da reprodução de vídeos.
Portanto, o LinkedIn Premium e o YouTube Premium podem não ser diretamente comparáveis nesse sentido, e, em qualquer caso, o Snapchat teve mais sucesso que os outros na nova onda de assinaturas, proporcionando mais uma fonte de receita estável para a empresa.
O que Meta e X podem aprender com o Snapchat+?
Bem, vender verificação ainda parece um caminho sem saída, e só porque algumas pessoas pagam por um selo de verificação, não significa, pelo menos na minha opinião, que você deve vendê-los. Mas se há uma oportunidade de dinheiro rápido, também faz sentido que aproveitem, mas, na verdade, o que o Snapchat mostrou é que os usuários pagarão por recursos adicionais que se alinham com uma experiência de usuário aprimorada, ao invés de simular autoridade ou importância no aplicativo. Isso parece ser o verdadeiro diferencial aqui, e o Snapchat, nesse sentido, está ganhando.
Será interessante ver o quanto o Snapchat+ pode crescer nos próximos meses.