Ok, eu sei que os fãs de Elon Musk vão me odiar por isso, porque compartilhar algo que não seja elogios para Elon e X significa que você é contra a liberdade de expressão, a verdade e a liberdade em geral, ou qualquer outra coisa. Mas a verdade é que Elon e sua equipe, deliberadamente ou não, continuam a divulgar narrativas falsas sobre o sucesso relativo do X, que, se há alguma coisa, está perdendo terreno no espaço mais amplo das mídias sociais. Na última semana, Elon mais uma vez amplificou relatórios enganosos de que X está superando os aplicativos da Meta em uso, e que X é “o aplicativo de notícias número um”. Isso não quer dizer que essas alegações sejam totalmente falsas, mas o enquadramento delas é no mínimo desonesto.
X está vencendo a Meta?
Primeiro, analisando este ponto (que foi repostado por Musk):
Isso é baseado em dados da SimilarWeb, uma plataforma que mede o tráfego web e fornece insights sobre o desempenho de diferentes sites. E aí está a licença criativa, pois esses números medem apenas o tráfego na web, então isso é apenas uma medida de visitas ao x.com em um navegador. Esses números não incluem o uso do aplicativo.
Por que isso é significativo? Porque, de acordo com os próprios dados de usuários do X, aproximadamente 88,55% dos usuários de X fazem login via dispositivo móvel.
Esta plataforma está vendo um crescimento incrível de uso!
Então, dos relatados 250 milhões de usuários ativos diários do X, apenas 29 milhões fazem login pelo site. Portanto, este gráfico de uso está medindo apenas uma fração da base de usuários do X.
Usuários Diários Ativos (DAU): Comparando X, Facebook e Instagram
Em termos de uso geral, X está longe de alcançar o Facebook ou o Instagram. Para esclarecer, o Facebook tem mais de 2 bilhões de usuários ativos diários, com a grande maioria acessando o aplicativo somente pelo celular, enquanto uma porcentagem ainda maior dos usuários do Instagram, que tem quase um bilhão de usuários diários, acessa a plataforma apenas via dispositivos móveis. Em números brutos, o Facebook tem oito vezes o número de usuários diários do X, enquanto o Instagram tem quatro vezes o DAU do X.
Portanto, esses dados estão medindo apenas uma fração do uso de cada aplicativo. Então, se mais pessoas estão fazendo login no site do X do que no Instagram.com, isso está comparando, essencialmente, 12% dos usuários do X contra cerca de 5% dos usuários do IG. O que não é realmente indicativo de nada.
Mudanças no Tráfego do Site: Twitter para X
Bem, eu tenho algumas perguntas sobre este gráfico:
Parte do aumento do tráfego para x.com se deve à mudança de twitter.com, o que aumentou seus números. Mas dobrar seu tráfego entre maio e junho?
De qualquer forma, a conclusão é que X não está claramente superando o Facebook ou o Instagram em uso geral, e que o enquadramento dessas alegações é questionável. O que levanta dúvidas sobre todos os dados que X compartilha.
X é Realmente um Aplicativo de Notícias?
Incluindo este:
Sim, X lidera os gráficos da App Store para aplicativos de “Notícias”, mas isso é porque não é realmente um aplicativo de “Notícias”, e quando você olha quem está competindo nessa categoria, não é surpresa que uma plataforma de mídia social esteja ganhando essa corrida.
Então, por que X está listado como um aplicativo de “Notícias”? Porque em 2016, após vários trimestres de crescimento desacelerado (enquanto o Facebook e o Instagram estavam crescendo), a administração do Twitter estava sob crescente pressão para virar o jogo a fim de aproveitar a oportunidade percebida do aplicativo. O ex-CEO do Twitter, Jack Dorsey, eventualmente teve uma ideia genial para mudar a narrativa de crescimento: E se o Twitter mudasse sua categorização para a categoria “Notícias” na App Store, mudando-o do segmento de “Mídia Social”, onde jamais venceria?
Conclusão: Dados Enganosos
Desde então, o Twitter/X está listado na seção “Notícias” na App Store da Apple e, desde então, por oito anos, é o aplicativo de “Notícias” número um. Não houve nenhuma mudança recente nisso. X não está subindo nas paradas de Notícias, está liderando essa categoria porque não é um aplicativo de notícias, é uma plataforma social.
Na verdade, ele nem pode ser listado na categoria “Notícias” na Google Play Store porque depende de material gerado pelo usuário. O que significa que não é um aplicativo de “Notícias”.
Portanto, faz sentido ser um pouco cético toda vez que Elon e seus apoiadores promovem X como o principal aplicativo de “Notícias” na França, Venezuela, basicamente em todas as regiões onde Elon levanta preocupações sobre sua liderança:
Saiba que o Twitter/X é sempre o principal aplicativo de notícias. Porque não é um aplicativo de notícias e não deve ser medido contra aplicativos menores que têm uma fração de seu uso. O que, novamente, levanta questões sobre os métodos de medição de Elon e os dados que ele destaca para seus 200 milhões de seguidores. Porque é enganoso e projeta uma interpretação falsa sobre o sucesso do aplicativo.
Aqui está a verdade: X não adicionou nenhum usuário ativo diário desde novembro de 2022, quando reportou pela primeira vez ter alcançado 250 milhões de DAU. Isso são 20 meses sem crescimento de uso.
X relatou um aumento nos usuários mensais ativos, subindo de 500 milhões de usuários mensais em março de 2023, para 570 milhões agora. Então, aparentemente, está vendo algum interesse crescente, mas adicionar 70 milhões de novos usuários mensais em 17 meses também não é indicativo de um interesse crescente significativo.
Mas, novamente, X também alegou ter enfrentado bots, o que teria visto eliminar milhões de perfis, e talvez, ao fazer isso, tenha havido um crescimento maior do que os números brutos sugeririam. É por isso que Elon está ansioso para promover “segundos diários de usuário” como uma medida chave de engajamento e atividade.
Engajamento dos Usuários e Receita
Nesse sentido, X recentemente relatou que no segundo trimestre, estava servindo 361,9 bilhões de segundos diários de usuário em média, o que equivale a 24 minutos por dia, por usuário no aplicativo. O que é uma redução nos 30 minutos por usuário/dia que X afirmou em março.
Além disso, relatórios também mostraram que a receita do X está cerca de 50% abaixo de 2023 neste estágio do ano. Portanto, em termos gerais, X não está indo muito bem. O que pode ser aceitável para Elon e sua equipe, pois podem ver isso como o custo de “defender a liberdade de expressão”, ou seja lá o que pensam que está acontecendo.
Mas o ponto aqui é que Elon continua a amplificar estatísticas enganosas sobre o desempenho da plataforma, que, em uma análise mais aprofundada, não correspondem às promessas que afirmam. Quero dizer, as pessoas vão ver o que querem ver de qualquer maneira, eu acho, mas, como um ponto de esclarecimento, essas alegações não são resumos inteiramente precisos do estado atual do X.