Apesar das alegações de que o X está se tornando uma fonte mais confiável de notícias e informações, usuários de redes sociais estão dependendo menos da plataforma para isso. Agora, o TikTok é uma fonte maior de notícias em muitas regiões. Isso é de acordo com o último Relatório de Notícias Digitais do Instituto Reuters, que examina como as pessoas estão acessando conteúdos de notícias ao redor do mundo e o papel das plataformas sociais nisso. O relatório inclui respostas de mais de 94 mil entrevistados, de 47 países, fornecendo o panorama mais abrangente dos hábitos de consumo de notícias globalmente. Você pode baixar o relatório completo aqui, mas neste post, vamos ver algumas das principais notas. Primeiro, o relatório mostra que o uso do Facebook e do X para conteúdos de notícias está diminuindo, enquanto o TikTok vê um aumento significativo.
Queda do Facebook e X, Ascensão do TikTok
No caso do Facebook, isso não é uma grande surpresa, considerando que a Meta tem feito um esforço consciente para se afastar da cobertura de notícias e a natureza divisiva das discussões políticas em seus aplicativos. Mas o X tem feito um esforço maior para se tornar uma fonte chave de notícias e informações, com Elon Musk buscando estabelecer a plataforma como a fonte mais confiável e verdadeira para isso.
Musk também destacou regularmente a posição do aplicativo como o principal app de notícias em muitos países (o X está listado na categoria “Notícias” na App Store, ao invés de “Redes Sociais”), citando isso como um motivo chave pelo qual a “mídia tradicional” quer que seu projeto X falhe. Mas este relatório sugere que isso não é o caso, e que até o TikTok está superando-o como uma fonte de notícias.
Preocupações com a Influência do TikTok
A ascensão do TikTok nesse aspecto pode ser também a razão pela qual autoridades nos EUA e em outras regiões estão preocupadas com a crescente influência do aplicativo, devido aos seus laços com o Partido Comunista Chinês (PCC), que poderiam permitir à plataforma disseminar conteúdo pró-China para audiências ocidentais.
Plataformas de Notícias Mais Usadas
Em termos de fontes gerais de notícias nas redes sociais, YouTube e Facebook continuam sendo as plataformas mais utilizadas para notícias:
Mais uma vez, o X ainda parece ter um longo caminho a percorrer para se estabelecer como uma fonte chave para os consumidores de notícias, enquanto muitos também notaram que acham difícil determinar a confiabilidade do conteúdo no X.
Evolução das Fontes de Notícias Online
Estes são alguns pontos interessantes sobre a evolução das fontes de notícias online e a maneira como as plataformas sociais estão sendo usadas para isso. E embora as tendências gerais não sejam surpresa, vale a pena notar as mudanças em relação a cada aplicativo e como isso se relaciona com a abordagem mais ampla de notícias de cada um. Você pode acessar o Relatório de Notícias Digitais do Instituto Reuters 2024 completo aqui.