Elon Musk sempre preferiu um design minimalista, com o mínimo de botões e controles visíveis, deixando uma aparência mais elegante e simples. Essa é a abordagem que ele adotou em suas outras empresas, então não é surpresa ver Musk buscando implementar essa filosofia de design simplificada na X também. Já vimos isso com as mudanças nas pré-visualizações de links no aplicativo, e nos últimos meses, também observamos diversos exemplos do redesenho significativo da X que está por vir, que removerá todos os botões de função e métricas da parte inferior dos posts na X, para focar mais no conteúdo.
Interação com o Aplicativo
Isso também mudará a forma como você interage no aplicativo. Para interagir com os posts, a X logo mudará para uma abordagem mais focada em toques, onde os usuários precisarão deslizar para a esquerda para curtir e postar, e para a direita para responder. Isso, mais uma vez, se alinha claramente com a visão minimalista de Elon, mas será uma mudança significativa na forma como as pessoas interagem no aplicativo. E com a maioria dos usuários nunca interagindo com posts, isso parece arriscado.
Mais Mudanças na Interface
Mas essa não é a única mudança de interface que está chegando à X. A X também está experimentando reformatações mais minimalistas, incluindo uma função simplificada de “toque para expandir”, para ler posts mais longos com mais facilidade.
https://x.com/dinkin_flickaa/status/1810747833152324082Além disso, está desenvolvendo novos controles de vídeo, baseados em comportamentos de engajamento mais intuitivos. Estou testando pressionar longamente para aumentar a velocidade para 2x. Super conveniente!
Movimentos Arriscados
Essas são adições interessantes que se alinham com a ideia de fazer da plataforma X uma extensão dos movimentos e interações naturais, ao invés de pressionar botões manuais na tela. Mas será que os usuários irão aderir e seguir essas opções de controle menos diretas? É importante notar que o Twitter lutou por muito tempo para simplificar o aplicativo, com executivos da empresa vendo isso como um grande impedimento para seu crescimento.
Em 2018, o então CEO do Twitter Jack Dorsey observou que usar o Twitter era “muito trabalho”, com muitos novos usuários tendo uma experiência ruim na primeira vez que usavam o aplicativo, levando a altas taxas de abandono. O Twitter procurou melhorar isso com recomendações e processos de configuração de conta mais simplificados, mas nunca conseguiu acertar completamente e maximizar seu apelo entre os usuários da web.
Elon Musk e Sua Visão
Com isso em mente, é difícil ver como a reformulação da X ajudará. Claro, ter menos controles na tela significa menos desordem visual, mas também tornará muito mais difícil para os novos usuários entenderem como interagir com o aplicativo. Talvez, eventualmente, isso esteja mais alinhado com as expectativas das pessoas. Mas agora, parece uma jogada arriscada, especialmente para uma plataforma que não viu crescimento de usuários em quase dois anos.
Mas Elon tem uma visão, e parece que nada vai impedi-lo de torná-la realidade. Ao mesmo tempo, a gestão anterior do Twitter também era muito avessa ao risco nesse aspecto, raramente lançando qualquer mudança que não tivesse sido testada por anos antes. Parece que a abordagem ideal está provavelmente em algum lugar entre as duas, mas talvez, o programa de desenvolvimento acelerado de Elon seja exatamente o que o aplicativo precisa.