Depois de testar tópicos de comentários resumidos por IA em uploads regulares no aplicativo, o YouTube agora está experimentando o mesmo para vídeos ao vivo, com comentários separados em grupos de tópicos durante a transmissão. Como explicado por YouTube: “Para ajudar você a entender e participar mais rapidamente das conversas emocionantes que acontecem via chat ao vivo do YouTube, estamos experimentando resumos de chat ao vivo gerados por IA. Se você estiver no grupo experimental, verá um banner exibido no topo do chat ao vivo quando entrar em uma transmissão ao vivo que acumule atividade suficiente no chat antes da sua entrada.”
Entenda Melhor os Tópicos do Chat ao Vivo
Então, se uma transmissão ao vivo tiver atividade suficiente nos comentários, o YouTube usará sua IA para separar o chat em assuntos, facilitando para os espectadores entenderem rapidamente os pontos principais e entrarem na discussão que mais lhes interessa. Como mencionado, o YouTube tem testado o mesmo em uploads regulares de vídeos desde novembro do ano passado, o que também recentemente foi expandido para Shorts com um número significativo de comentários também.
Como Funciona o Teste
Isso ainda está em teste, então você pode não estar vendo, mas a ideia é que, ao fornecer visões gerais simplificadas das discussões principais associadas a cada clipe ou transmissão, incentivará mais engajamento, sem que os espectadores precisem rolar manualmente por todo o fluxo de chat. Para transmissões ao vivo, isso pode ser muito valioso, pois é bem difícil rolar pelos comentários enquanto assiste em tempo real.
Benefícios para Criadores e Espectadores
O YouTube também observa que o recurso oferece benefícios para os criadores, pois eles podem ver facilmente o que está gerando mais discussão, o que pode ajudar na sua futura criação de conteúdos. A plataforma também diz que o recurso tem recebido respostas positivas até agora, daí a nova expansão. É um uso interessante de IA, e talvez, possa trazer grandes benefícios.
O YouTube diz que o experimento está sendo lançado “para uma pequena porcentagem de espectadores que entram em transmissões ao vivo elegíveis em inglês, que têm conversas super ativas no chat ao vivo”.