O YouTube continua a crescer como uma opção chave de entretenimento. O último relatório da Nielsen sobre TV e streaming mostra que o YouTube agora representa 10,4% de todo o tempo de visualização de TV nos Estados Unidos, sendo a primeira plataforma de streaming a alcançar esse marco.
YouTube Lidera Entre Plataformas de Streaming
Como você pode ver no gráfico acima, o streaming agora é a principal fonte de conteúdo segundo o gráfico de rastreamento da Nielsen. A TV tradicional e a TV a cabo ainda dominam o comportamento geral de visualização, mas o streaming está crescendo rápido, com o YouTube sendo a principal fonte desse tipo de conteúdo.
Desempenho Histórico do Streaming
Conforme explicado pela Nielsen: “O streaming fez história na TV pelo segundo mês consecutivo em julho, atingindo a performance mais dominante de uma única categoria de visualização na história do The Gauge da Nielsen, representando 41,4% do tempo de visualização de TV. Os níveis de streaming foram mais de 5% maiores em julho em comparação com junho, fazendo com que a participação do streaming na TV crescesse mais de um ponto (+1,1 pt.) e quebrasse o recorde anterior estabelecido no mês passado.”
Mais interessante ainda é que as Olimpíadas começaram no final do mês, o que teve algum impacto na visualização de TV e de alguns streamers selecionados. E mesmo assim, o YouTube ainda dominou, e à medida que usuários mais jovens continuam a envelhecer tendo o YouTube como sua principal plataforma de visualização, isso só vai aumentar.
Mudança nos Hábitos de Visualização
Hoje em dia, os jovens são muito mais propensos a estar atentos ao último vídeo do MrBeast do que a um novo programa de um famoso da TV. Bem, talvez o MrBeast não seja o melhor exemplo, dado os recentes problemas de sua equipe, mas a questão é que os jovens não assistem mais à TV tradicional, com a mídia antiga morrendo lentamente a cada geração.
A maioria das ofertas de streaming dos provedores tradicionais também está fracassando, com a ubiquidade do YouTube e sua conexão com os jovens estabelecendo as bases para dominar a mídia de entretenimento. Assim, deve ser uma consideração chave para todos os marqueteiros digitais que buscam maximizar suas mensagens.
Mudança nas Estratégias de Marketing
Assim como os anúncios de TV eram a melhor oportunidade para aumentar o reconhecimento da marca, o YouTube agora está assumindo esse papel, mas com uma segmentação mais avançada para públicos específicos, ajudando a reduzir os custos de anúncios.
Então, da próxima vez que você vir um anúncio de um novo programa de TV e se perguntar “Por que eles ainda colocam [celebridade X] na TV?” ou “Por que ainda promovem esse show?”, saiba que a TV tradicional não está sendo promovida para você, está sendo divulgada para espectadores mais velhos que ainda se alinham com o que ela já foi.
Os adolescentes estão impulsionando a próxima mudança, e o YouTube está rapidamente se tornando o jogador dominante como resultado.