O YouTube está testando uma nova forma de usar IA, desta vez no YouTube Music, onde assinantes do Music Premium podem experimentar uma nova opção de “rádio gerada por IA”, que permite personalizar o que você quer ouvir descrevendo isso.
Como você pode ver neste exemplo compartilhado por 9 to 5 Google, a opção de rádio da IA do YouTube cria uma playlist personalizada baseada em comandos conversacionais. Então, se você estiver com vontade de ouvir “música metal raivosa” ou “instrumentais relaxantes com vocais femininos”, o sistema consegue criar uma sequência contínua de faixas de acordo com esse pedido.
Embora isso provavelmente não seja um grande salto em termos de aplicação de IA, pode ser interessante se você conseguir pedir músicas muito específicas e o sistema fornecer exatamente isso. Na verdade, o sistema usa a correspondência de palavras-chave existentes do YouTube, baseada em tags de texto para cada faixa, para fornecer as correspondências de música. O importante aqui é o nível de personalização que ele facilita, tornando-o uma adição interessante. Como todas as plataformas, o YouTube está trabalhando para integrar a IA o máximo possível, para aproveitar a onda de tendências mais recentes. O YouTube também está testando geração de fundo por IA para clipes de vídeo, geração de música por IA para trilhas sonoras personalizadas, recomendações de IA para novas ideias de vídeos, a capacidade de pular para a próxima parte mais relevante de um clipe e mais. Todas essas são aplicações práticas e valiosas de IA, que devem fornecer utilidade tanto no processo de criação quanto de visualização. A nova opção de rádio gerada por IA do YouTube está atualmente em teste com assinantes do YouTube Music Premium.