O Elon Musk vai adorar isso. Hoje, o YouTube anunciou uma nova opção que permitirá aos usuários adicionarem suas próprias notas em vídeos para fornecer “contexto relevante, oportuno e fácil de entender.”
Em outras palavras, Notas da Comunidade, o YouTube está adicionando sua própria versão das Notas da Comunidade, essencialmente a mesma do X, que permitirá aos espectadores adicionarem seus próprios apontamentos contextuais aos clipes do YouTube. E as semelhanças não param por aí. Como explicado pelo YouTube:
Notas aparecerão publicamente
“As notas aparecerão publicamente sob um vídeo se forem consideradas amplamente úteis. As pessoas serão perguntadas se acham que uma nota é ‘útil’, ‘um pouco útil’ ou ‘não útil’ e por quê – por exemplo, se cita fontes de alta qualidade ou se está escrita de forma clara e neutra. A partir daí, usaremos um algoritmo de ponte para considerar essas classificações e determinar quais notas serão publicadas.”
Como funciona o sistema de Notas da Comunidade
Assim, é, de fato, o sistema de Notas da Comunidade, mas no YouTube, o que permitirá à comunidade do YouTube fornecer mais contexto e qualificação para as declarações feitas nos clipes do YouTube. E Elon sem dúvida verá isso como uma confirmação de sua genialidade, mesmo que ele não tenha realmente criado as Notas da Comunidade.
Origem das Notas da Comunidade
Notas da Comunidade foi originalmente chamada de “Birdwatch”, e tinha sido um projeto experimental sob a gestão anterior do Twitter. Mas Elon imediatamente viu isso como uma forma de reduzir a necessidade de equipe de moderação paga, bem como a interferência da gestão no conteúdo, essencialmente permitindo que a comunidade de usuários decidisse o que é verdade e o que não é através do sistema de Notas.
Defesa contra desinformação
Notas da Comunidade desde então se tornou a principal defesa do X contra desinformação, apesar de suas falhas nesse contexto. Para deixar claro, o YouTube não está buscando colocar tanta ênfase em sua própria opção de notas, usando isso como um elemento suplementar para facilitar mais contexto em certos clipes. Mas é, em essência, o mesmo processo das Notas da Comunidade, e será interessante ver como o YouTube vê isso como uma adição às suas medidas existentes de moderação e verificação de informações, para ajudar a combater reportagens falsas no app.
Disponibilidade inicial
O YouTube diz que o piloto inicial de seu sistema de Notas estará disponível apenas em dispositivos móveis nos EUA, e apenas em inglês para começar.
Fase de teste
“Durante esta fase de teste, antecipamos que haverá erros – notas que não combinam bem com o vídeo, ou informações potencialmente incorretas – e isso faz parte de como aprenderemos com a experiência. Espectadores, participantes e criadores são convidados a nos dar feedback sobre a qualidade das notas, e procuraremos maneiras de melhorar ao longo do tempo, incluindo se faz sentido expandir o recurso.”
Pode ser uma boa adição, e já que o YouTube não está procurando substituir suas ferramentas existentes de verificação e checagem com verificações baseadas na comunidade, isso pode realmente agregar ainda mais valor no contexto do YouTube.